Com 5 décadas de experiência, a ANCORD, responsável por certificar mais de 24 mil Assessores de Investimentos, se juntou à Edtech BlockTrends para criar o Programa CCA®, focado no mercado cripto; Agora a aposta é reduzir as barreiras e garantir acesso ao público amplo
Nos últimos 5 anos, o número de brasileiros buscando construir uma carreira no mercado financeiro “explodiu”. Apenas no segmento de Assessores de Investimento, o crescimento foi de quase 200%: o número de “AI’s” credenciados saiu de pouco mais de 9,5 mil em 2019 para próximo aos 27 mil no final de 2024.
A partir de agora, a ANCORD, Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, a entidade responsável por certificar e credenciar esses profissionais, em nível nacional, mira um novo público: os entusiastas do mercado de criptoativos. Por isso, destacou dentre suas metas para 2025 tornar o Programa de CERTIFICAÇÕES CRIPTOATIVOS ANCORD (CCA®), desenvolvido em parceria com a BlockTrends, disponível a todos os profissionais interessados nesse importante segmento.
Lançado em junho de 2024, o Programa CCA se destinava exclusivamente aos Assessores de Investimentos, que buscavam ampliar suas qualificações. Após 6 meses de experiência, tendo formado já as primeiras turmas e passado por um rigoroso processo de avaliações, o CCA a partir de agora está disponível para o público interessado.
Com um conteúdo 100% criado e desenvolvido pela Crypto EdTech BlockTrends, que tem em seu currículo projetos de qualificação de investidores e profissionais em parceria com empresas como a B3, o programa consiste em mais de 50 horas de conteúdo, exercícios, provas intermediárias e, ao final, a qualificação para realizar o exame junto à Fundação Getúlio Vargas, responsável por aplicar o Exame de Certificação em Cripto. Ao obter o certificado, o profissional se tornará um “especialista em criptoativos”.
Orlando Jr, diretor de Certificação da ANCORD, explica que “vimos uma nova classe de ativos surgir, com diversas ramificações. Entendemos que era preciso ir além e garantir uma formação completa, com um passo a passo para entender os conceitos, características e operações deste mercado. Por isso optamos por um programa de formação que, ao final, possibilita que o profissional possa se tornar um especialista em cripto. Trata-se de um conteúdo completo que permite um olhar 360 sobre o segmento cripto e atesta a capacidade do aluno, culminando na sua certificação”.
João Paulo Mayall, CEO do BlockTrends, destaca que a iniciativa busca dar maior segurança ao investidor: “segundo dados da consultoria americana Triple A, o Brasil é o país com a 6ª maior adoção de criptoativos no mundo, entretanto, notamos que boa parte do público ainda tem dificuldades em entender conceitos básicos, se deixando seduzir por palavras que muitas vezes não são explicadas, como “Blockchain”. Queremos ajudar a criar um selo no mercado para premiar os bons profissionais e assim ajudar os investidores”.
A junção entre as duas organizações seguiu o que Orlando traduziu como “busca pelo consenso”. Segundo ele: “sabíamos que precisávamos oferecer aos assessores de investimento um conteúdo completo e específico como esse, desenvolvido por grandes especialistas do segmento cripto, e encontramos no BlockTrends uma empresa com histórico junto ao mercado regulado, o que nos levou a essa parceria que já é um sucesso e que certamente possibilitará um passo ainda mais importante nessa nova fase”.
Já Mayall vê com bons olhos o interesse institucional crescente e destaca: “Não existe hoje, no mercado brasileiro, uma entidade com tamanha autoridade e credibilidade. Ficamos empolgados em saber que a associação já estava de olho no setor, o que acabou resultando em um casamento perfeito”.
Como funciona o Programa CCA
Dada a amplitude do mercado cripto, a ANCORD optou por uma formação ampla, a exemplo de outras certificações disponíveis no mercado, consistindo em 5 passos.
O primeiro se refere a um curso intensivo com +50 horas de conteúdo, divididas em 4 módulos e tendo 7 professores ao todo. O segundo passo se refere às provas intermediárias. Para concluir o módulo, é necessário obter nota 7 ou superior. Após a conclusão, o aluno receberá um certificado que lhe permitirá realizar o exame de qualificação, aplicado pela Fundação Getúlio Vargas.
Alunos que obtiverem o resultado superior a 70% na prova aplicada pela FGV, receberão a Certificação, emitida pela própria ANCORD.
O conteúdo abordado é dividido em quatro módulos: Introdução aos Criptoativos e Blockchain; O Mercado na Prática; Regulação, Tributação e Aspectos Legais; e A Transformação do Mercado de Capitais.
As inscrições e mais informações sobre o programa e a certificação podem ser encontrados no site: no site: https://cca.blocktrends.com.