No Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade (1º de outubro), a Rede Longevidade, organização da sociedade civil que promove educação focada na temática, conduzirá um painel especial na Longevidade Expo + Fórum
A Rede Longevidade preparou uma programação especial para o Longevidade Expo + Fórum, no Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional da Pessoa Idosa. Em São Paulo, 1º de outubro, a partir das 12 horas, Michelle Queiroz – diretora-executiva da organização civil que promove educação focada em pessoas 60+ de hoje e do futuro – sobe ao palco Arena São Paulo para anunciar, oficialmente, a Turnê 4 Cantos. Na ocasião, também, entregará o Prêmio Pró-Longevidade. Na categoria Personalidade de Impacto, o destaque é a executiva Ângela Assis, presidente da BrasilPrev. A segunda premiada, destaque da categoria Liderança Pró-Longevidade, é Eneida Rosi, líder do Comitê 60+ de São Paulo do Grupo Mulheres do Brasil.
A Turnê 4 Cantos, conduzida pela Rede Longevidade com o patrocínio da BrasilPrev e apoio do Grupo Mulheres do Brasil, é um projeto que tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre o processo de envelhecimento – com os respectivos desafios e oportunidades. A Turnê vai promover encontros presenciais nas cinco regiões do país (Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul), sempre levando em consideração a diversidade regional e os diferentes aspectos que permeiam a longevidade em todo o Brasil. Os eventos são voltados às pessoas 60+ de hoje e do futuro, ativistas da causa da longevidade, profissionais com atividades correlacionadas com a temática e público em geral. A programação 2023 foi estruturada para proporcionar aos participantes uma experiência leve, interativa e prática por meio de debates ricos e atividades sensoriais focadas nos cinco sentidos – tato, olfato, paladar, visão e audição. O intuito é conscientizar as pessoas a adotar práticas que contribuem para um “longeviver” com mais qualidade. Os eventos – que acontecerão em Brasília (DF), Salvador (BA), Veranópolis (RS) e Manaus (AM) – contarão com rodas de conversa com convidados que vão abordar diferentes aspectos do processo de envelhecimento, como saúde, finanças, relacionamentos e espiritualidade. A programação completa está disponível no link https://redelongevidade.org.
Segundo Michelle Queiroz, fundadora e diretora-executiva da Rede Longevidade, a Turnê 4 Cantosultrapassa as fronteiras do Sudeste – onde a Rede surgiu como causa, em Belo Horizonte – para levar um evento a cada região do país. “Vamos oferecer às pessoas, especialmente aos 60+ de hoje e do futuro, experiências que despertam os sentidos e conscientizam sobre o “longeviver”. Na prática, vamos incentivar os prateados e quem ainda não chegou na maturidade a serem protagonistas do próprio processo de envelhecimento, adotando novos comportamentos e práticas que vão resultar em mais qualidade de vida – tudo isso de forma interativa e educativa”, afirma, acrescentando que o projeto articula a participação de representantes de diferentes gêneros e raças, incluindo pessoas com deficiência e LGBTQIAP+ em torno de ações em prol da educação em longevidade.
Prêmio Pró-longevidade
O Prêmio Pró-Longevidade 2023 é uma iniciativa da Rede Longevidade, que tem por objetivo descobrir, reconhecer e valorizar as pessoas que têm atuado para inspirar e colaborar com a construção de um “longeviver” melhor para o Brasil. Na edição do ano, os destaques foram a executiva Ângela Assis, presidente da BrasilPrev, e Eneida Rosi, líder do Comitê 60+ de São Paulo do Grupo Mulheres do Brasil. Elas são, respectivamente, destaque nas categorias Personalidade de Impacto e Liderança Pró-Longevidade Sudeste. Em anos anteriores, já foram premiadas personalidades que se destacam pela atuação no campo da longevidade e pela trajetória de vida, como a empresária Luiza Helena Trajano; a médica geriatra e doutora em Ciências da Saúde, dra. Karla Giacomin e o também médico e gerontólogo, dr. Alexandre Kalache.