Proposta para incorporação ao Rol de tratamento para doença inflamatória do intestino grosso será debatida em 17/10
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai realizar, em 17/10, a Audiência Pública 60 para debater a proposta de incorporação ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da seguinte tecnologia:
– Risanquizumabe, medicamento para tratar colite ou retocolite ulcerativa, uma doença inflamatória crônica do intestino, que pode causar diarreia, sangramento, dor abdominal e perda de peso. A proposta é para uso em pacientes adultos com forma moderada a grave da doença, que já utilizaram anti-TNFs (medicamentos que reduzem a inflamação), mas que não apresentaram boa resposta, voltaram a manifestar sintomas ou tiveram efeitos colaterais significativos.
A proposta teve recomendação preliminar de não incorporação à lista de coberturas obrigatórias pelos planos de saúde, tendo sido debatida em reuniões técnicas da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (Cosaúde). Ela também foi discutida durante a 629ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada (DICOL), ocorrida em 6/10, na qual foi aprovada a realização da audiência pública.
A tecnologia também está recebendo contribuições através da Consulta Pública 162 até 28/10.
O evento vai ocorrer de forma remota, pela plataforma Teams, com transmissão pelo YouTube, das 9h30 às 12h30.
Para participar da Audiência Pública 60, é preciso fazer inscrição até as 17h do dia 16/10, clicando aqui. A gravação ficará disponível no site da Agência.
Clique aqui para conferir todos os documentos referentes a esta audiência pública, ou acesse o Portal da ANS e, no menu Acesso à Informação, entre na seção Participação da Sociedade, item Audiências Públicas.