Sancor Seguros

ANSP Café debate Capacitação Técnica em Seguros e Fundos de Pensão na CPLP

ANSP Café debate Capacitação Técnica em Seguros e Fundos de Pensão na CPLP / Reprodução
Reprodução

Evento reuniu representantes do Brasil, Angola e Moçambique para discutir formação profissional e parcerias acadêmicas voltadas ao fortalecimento do mercado segurador e previdenciário nos países de língua portuguesa

A Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou, na última quarta-feira (1), mais uma edição do ANSP Café, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O encontro teve como tema “Capacitação Técnica dos Profissionais do Mercado Segurador e de Fundos de Pensão nas Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)” e reuniu especialistas e representantes de instituições brasileiras, angolanas e moçambicanas.

O objetivo do evento foi discutir e debater as oportunidades e desafios na oferta de capacitação profissional para o mercado de seguros e previdência nos países da CPLP – com destaque para Angola, Moçambique e Cabo Verde -, promovendo o intercâmbio técnico e científico entre acadêmicos da ANSP e profissionais brasileiros.

A abertura foi conduzida pelo Acadêmico Rogério Vergara, presidente da ANSP, e a contextualização ficou a cargo do Acadêmico Prof. Dr. Sergio Hoeflich, coordenador do MBA em Gestão de Riscos e Seguros da ENS e da Cátedra de Educação em Seguros da ANSP, que destacou a importância da formação técnica como instrumento de desenvolvimento e integração internacional.

A moderação foi conduzida por Gabriel Cangueza, diretor da ASFP – Angola, que também ressaltou o papel da capacitação na consolidação de mercados locais mais estruturados e competitivos.

O encontro contou ainda com palestras e debates que abordaram diferentes perspectivas sobre a formação e o fortalecimento técnico do mercado segurador nos países de língua portuguesa. O Acadêmico Prof. Dr. Sergio Hoeflich apresentou o tema “Perspectivas Técnicas e Acadêmicas – Programa Master’s”, destacando os avanços no campo educacional e a importância da troca internacional de conhecimento. A Acadêmica Magali Zeller, coordenadora da Cátedra de Ciências Atuariais da ANSP, perita e sócia na AT Service Consultoria Atuarial, abordou o tema “Capacitação Técnica aos Profissionais do Mercado Segurador e de Previdência nas Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, enfatizando o papel da educação técnica na formação de especialistas e na integração entre os países.

Na sequência, a Acadêmica Daniela Paschoal, advogada, professora e mestre em Gestão de Negócios, apresentou reflexões sobre o tema “Perspectivas da Capacitação em Compliance em Mercados Internacionais”, ressaltando a importância da governança e da conformidade como pilares da sustentabilidade do setor. Encerrando o ciclo de debates, o Dr. Israel Muchena, representante da HOLLARD Seguros Moçambique, compartilhou sua visão sobre as “Perspectivas de Promoção Acadêmica em Moçambique”, destacando as iniciativas voltadas ao fortalecimento do ensino e da profissionalização no mercado segurador local.

Entre os temas em destaque, o Prof. Dr. Sergio Hoeflich apresentou as Perspectivas Técnicas e Acadêmicas do Programa Master’s, destacando a relevância dos cursos de especialização em Atuariado e Gestão de Risco, Gestão Estratégica de Fundos de Pensão e Gestão Comercial de Seguros, realizados em parceria entre a ANSP e a ASFP. “Estruturamos três programas: um voltado à área atuarial, outro à gestão estratégica de fundos de pensão e um terceiro à gestão comercial de seguros”, explicou Hoeflich.

Segundo ele, foram criados módulos complementares e algumas disciplinas são compartilhadas entre os cursos. “Metodologicamente, buscamos integrar ao máximo os programas, para que haja networking e uma harmonização de abordagem. Se algum profissional desejar se qualificar em mais de uma especialidade, ele pode complementar posteriormente, com condições mais vantajosas em termos financeiros, e se preparar em outras áreas em que queira investir”, completou.

Na sequência, a Acadêmica Magali Zeller, coordenadora da Cátedra de Ciências Atuariais da ANSP e sócia da AT Service Consultoria Atuarial, falou sobre a Capacitação Técnica dos Profissionais do Mercado Segurador e de Previdência nas Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ressaltando a importância de programas formativos voltados à qualificação e retenção de talentos nesses mercados. “No Brasil, nós já temos um ‘de-para’ entre a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Já temos essa primeira lição e talvez possamos montar um grupo técnico de estudos para verificar efetivamente todos os países envolvidos – e que poderão se alinhar e fazer parte desse processo -, para que inicialmente já tenhamos um comparativo legislativo de variáveis e possamos identificar o que pode ser utilizado em nível macro”, afirmou Magali.

A Acadêmica Daniela Paschoal, advogada, professora e mestre em Gestão de Negócios, abordou as Perspectivas da Capacitação em Compliance em Mercados Internacionais, destacando a necessidade de preparar profissionais para atuar em ambientes regulatórios cada vez mais complexos e interconectados. “O que se espera com esse trabalho é fortalecer a credibilidade das instituições seguradoras e dos fundos de pensão – tão importantes para a sociedade, para o consumidor, para a proteção do patrimônio e do risco pessoal. Isso também vai preparar profissionais com competência para dialogar com reguladores internacionais, trazer boas práticas para aplicação em seus países e formar lideranças capazes de implementar programas de compliance mais robustos, adequados ao contexto local de cada nação que fala a língua portuguesa”, destacou Daniela.

Finalizando as apresentações, o Dr. Israel Muchena, representante da Hollard Seguros Moçambique, trouxe um panorama sobre as Perspectivas de Promoção Acadêmica em Moçambique, reforçando a relevância das parcerias entre instituições brasileiras e africanas para o avanço técnico e acadêmico do setor segurador. “Mais uma vez, o novo relato das normas IFRS 17 apresenta as contas do seguro de forma diferente da tradicional. Moçambique e Angola já deveriam ter começado a implementar essas novas normas, e uma das razões pelas quais ainda não o fizemos é a falta de profissionais qualificados. Quero congratular essa iniciativa, porque ela vem justamente ao encontro dessa necessidade. Chega no momento certo, no sentido de congregar esses vários mercados parceiros”, mencionou Muchena.

O encerramento do evento ficou por conta do Prof. Dr. Sergio Hoeflich, que reafirmou o compromisso da ANSP em apoiar iniciativas de capacitação e difusão do conhecimento técnico em toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fortalecendo os laços institucionais e a troca de experiências entre os mercados.

Esta edição do ANSP Café teve coordenação dos Acadêmicos Prof. Dr. Sergio Hoeflich, Sergio Nobre e Edmur de Almeida, vice-presidente executivo da ANSP. Contou com o apoio da Swiss Re, do Sindseg SP, do Bradesco Seguros, da Sompo, da Tokio Marine, da Alper, da Abecor e do PASI como mantenedores, além do suporte institucional da ABGR e da AIDA Brasil.

Assista à live completa no canal da ANSP no YouTube:

Total
0
Shares
Anterior
Um mês para a COP30: Greenpeace Brasil propõe plano para fim do desmatamento e proteção das florestas
Um mês para a COP30: Greenpeace Brasil propõe plano para fim do desmatamento e proteção das florestas / Foto: Freepik

Um mês para a COP30: Greenpeace Brasil propõe plano para fim do desmatamento e proteção das florestas

A proposta defende a criação de um Programa de Trabalho de cinco anos com a

Próximo
Promovido pelo ISB Brasil, 21º Troféu Pinhão de Ouro acontece no dia 23 de outubro, em Curitiba (PR)
Promovido pelo ISB Brasil, 21º Troféu Pinhão de Ouro acontece no dia 23 de outubro, em Curitiba (PR) / Foto: Divulgação

Promovido pelo ISB Brasil, 21º Troféu Pinhão de Ouro acontece no dia 23 de outubro, em Curitiba (PR)

O Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil) está em

Veja também