Apólices de responsabilidade podem ter vários segurados

Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance / Foto: Divulgação
Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance / Foto: Divulgação

BRZ Insurance esclarece dúvidas sobre categorias de segurados

Indiferente de onde você esteja, quando falar sobre quem é o segurado em uma apólice de seguro é importante por várias razões. Primeiro, ajuda a esclarecer quem está protegido pela apólice e em que circunstâncias, algo essencial para entender os direitos e obrigações de cada parte envolvida. Segundo, entender as diferentes categorias de segurados permite que as empresas e indivíduos planejem adequadamente suas necessidades de seguro. Além disso, o conhecimento sobre o assunto pode ajudar a evitar mal-entendidos e disputas no caso de um sinistro. A compreensão desses conceitos pode ajudar os segurados a fazer escolhas informadas ao assinar um contrato, garantindo que tenha a cobertura adequada para suas necessidades específicas.

Um assunto importante a ser tratado é quem pode estar coberto por uma mesma apólice, que pode ter segurados múltiplos. “Temos o propósito de proteger o sonho de 5 milhões de imigrantes brasileiros e latinos que vivem nos Estados Unidos até 2030 e levar conhecimento a cada um deles faz toda a diferença para que façam as melhores escolhas. Saber que um segurado adicional tem direitos e obrigações limitados pode evitar expectativas irreais ou conflitos desnecessários”, detalha Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Uma empresa pode, por exemplo, precisar adicionar um segurado à sua apólice se suas operações dependerem de uma empresa parceira”, completa.

A BRZ Insurance lista as diferenças entre eles:

  • O segurado nomeado é a pessoa ou entidade que contrata a apólice. É o beneficiário principal, ou titular, da cobertura e tem direitos e obrigações definidos pelo contrato. No contexto das apólices comerciais, que são emitidas sobre pessoas jurídicas, a relação comercial ou operacional do segurado nomeado com outros pode gerar a necessidade de adicionar segurados em uma apólice.

  • O segurado nomeado por extensão recebe, em certas circunstâncias, cobertura estendida de outras pessoas ou entidades que têm alguma relação com a sua empresa. Essa relação pode ser comercial, operacional ou pessoal. Também conhecidos como “Extended Named Insured”, têm acesso às mesmas coberturas da apólice do segurado principal, mas têm direitos e obrigações limitadas. As pessoas elegíveis para serem incluídas nesta categoria têm um vínculo com o segurado nomeado, e compartilham a exposição financeira que tem o segurado nomeado através dos riscos de suas operações.

  • Já o segurado adicional é uma pessoa ou entidade que não está relacionada ao segurado nomeado, mas é protegida pela cobertura da apólice do segurado nomeado devido a um contrato entre as duas partes. Têm acesso à cobertura da apólice do segurado nomeado, mas têm direitos e obrigações ainda mais limitados.

  • Uma pessoa ou entidade que é protegida pela cobertura da apólice do segurado nomeado simplesmente por causa de sua relação com o segurado nomeado será um segurado por definição. Geralmente, são cônjuges, sócios de negócio, membros e diretores de uma empresa, oficiais, empregados e voluntários.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
CCS-RJ reúne associados, representantes das seguradoras e entidades do setor em festa de Natal
CCS-RJ reúne associados, representantes das seguradoras e entidades do setor em festa de Natal / Foto: Divulgação

CCS-RJ reúne associados, representantes das seguradoras e entidades do setor em festa de Natal

A comemoração aconteceu no Salão Nobre do Iate Clube do Rio de Janeiro

Próximo
Comunicado da Genebra Seguros sobre Declarações na Imprensa
Comunicado da Genebra Seguros sobre Declarações na Imprensa

Comunicado da Genebra Seguros sobre Declarações na Imprensa

Veja também