Fintech tem como foco crescer na oferta de Pix Parcelado no país, fortalecer o time comercial na América Latina e continuar o desenvolvimento de produtos de pagamentos para complementar o portfólio
Com uma operação robusta nos principais países da América Latina, a Koin, fintech especializada em meios de pagamento e antifraude, atingiu breakeven em 2023 e se prepara para uma nova fase de expansão em 2024.
“O breakeven nos prepara para consolidar nossa operação como líder de BNPL no Brasil, mercado no qual nosso objetivo é, no mínimo, duplicar transações em 2024, além de avançar no investimento em tecnologia, equipe e produtos. Só este ano, a Koin gerou US$50m em receita e processamos mais de de US$ 5.3 bi com todos os nossos produtos em portfólio”, destaca Nicolas Obejero, CEO da Koin.
A fintech tem como meta para 2024 avançar no e-commerce como a marca de referência na oferta de soluções que deem suporte para os clientes atingirem as melhores taxas de conversão. Segundo o executivo, a empresa enxerga grandes oportunidades no Brasil, já que a população que tem cartão de crédito, geralmente, conta com um limite médio mais baixo, de até R$ 1.500 para consumo, de acordo com o Serasa. “Apesar do alto nível de bancarização, poucas pessoas no país têm acesso a crédito, e isso conecta com a perspectiva de crescimento do BNPL e o lançamento do nosso novo app, para atender às necessidades dos nossos clientes”, comenta Obejero.
A Koin vem com força total para ampliar as perspectivas do BNPL nos próximos anos, investindo em experiência de compra, nos motores de crédito e na oferta de uma proposta de valor diferenciada para ser uma alternativa aos cartões de crédito. O foco da marca é que a fintech se consolide como player mais relevante e completo em BNPL no Brasil e também miram fortalecer a operação que já têm no México nos próximos anos. “Para isso, vamos seguir em evolução constante dos modelos de crédito, integrando e testando múltiplas fontes de dados para maximizar a conversão e a lucratividade dos nossos parceiros”, explica o CEO, que também destaca a tecnologia robusta, as soluções omnichannel e a flexibilidade das condições comerciais para o lojista oferecer ao consumidor final.
O novo app justamente reforça o foco da marca em crescer a recorrência de transações pelo consumidor final no modelo BNPL. ‘’Reunimos diversas vantagens em um só lugar, proporcionando uma experiência de compra fluída para o cliente. Além do usuário conseguir utilizar nossas soluções Pix Parcelado e Boleto Parcelado direto via aplicativo, em qualquer loja, nós oferecemos taxas personalizadas e competitivas, de acordo com cada perfil. Também estamos desenvolvendo um programa de pontos e descontos exclusivos para que nossos clientes tenham ainda mais benefícios ao optarem por parcelar suas compras com a Koin”, explica o CEO. “Queremos evoluir cada vez mais a interface do aplicativo para aumentar nossa taxa de recorrência, que hoje gira em torno de 40%”, acrescenta o executivo.
Ainda como parte da estratégia de expansão, a companhia está focando sua atuação em novas áreas além de suas já consolidadas – segmentos de viagem e educação – e passa a expandir para setores outros setores com alto potencial de crescimento na economia, como beleza, pets e vestuário, oferecendo opções para o consumidor final, tanto com quanto sem juros. De outro lado, o executivo destaca que é preciso avaliar o cenário com otimismo, mas garantindo a oferta de crédito de forma sustentável. “Somos flexíveis na avaliação e acompanhamos a evolução do mercado. No entanto, nosso propósito é oferecer crédito com responsabilidade, evitando o endividamento e a cobrança de taxas que não são realistas”, ressalta.
Esse conjunto de iniciativas, na visão do CEO, é essencial para a estratégia de crescimento da Koin e mostra a capacidade da fintech de se adaptar com dinamismo às mudanças no cenário financeiro e tecnológico atual no Brasil e na América Latina. “Vamos continuar evoluindo nossas soluções para melhorar nossos serviços atuais e a proposta de valor para nossos clientes, para cada vez mais simplificar as transações e proporcionar uma experiência de compra mais fácil para os consumidores de nossos parceiros”, finaliza.