Variação mensal foi de 1,7% e a anual, também trazida pelo indicador da datatech, revelou crescimento de 3,0%
Na comparação com agosto de 2025, o mês de setembro registrou um crescimento de 1,7% na atividade do comércio físico brasileiro. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, que analisa o movimento do segmento pelo volume de consultas ao crédito. O setor que mais contribuiu para o resultado foi o de “Veículos, Motos e Peças” (7,6%). Veja, nos gráficos a seguir, a variação mensal e a comparação dos setores:
Segundo a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, a desaceleração que acompanhou o indicador nos meses anteriores a setembro deve se manter nos últimos meses de 2025. “Isso é reflexo da maior cautela dos consumidores nas compras a prazo diante de juros elevados e pressão sobre o orçamento das famílias, afetando principalmente os setores mais sensíveis ao crédito”.
Variação anual também evoluiu
A variação anual das vendas no varejo físico brasileiro cresceu 3,0% em setembro de 2025. “o destaque entre os movimentos positivos foi do grupo Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática”, seguido por “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios”. Abaixo, confira os gráficos com a variação anual e a comparação dos setores:
Ainda segundo Camila Abdelmalack, “o resultado ainda reflete um varejo resiliente, sustentado pelo emprego e pela renda, mas que deve manter ritmo moderado no fim do ano, diante de um cenário de crédito ainda restrito e consumidores mais seletivos”.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse o site oficial da Serasa Experian clicando aqui.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Crianças tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 06 a 12 de outubro de 2025 e comparadas às do período de 07 a 13 de outubro de 2024. Para o fim de semana, foram consideradas as consultas realizadas no período de 10 a 12 de outubro de 2025 e comparadas às do período de 11 a 13 de outubro de 2024.


