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Aquisição de embarcações segue em alta no Brasil e EUA

Foto: Dennis Zhang / Unsplash
Foto: Dennis Zhang / Unsplash

Proprietários precisam contar com seguros específicos para diferentes situações

Até 2025, a produção de embarcações recreativas no Brasil praticamente dobrará de número, passando das 4,5 mil unidades registradas em 2020 para 8,6 mil, segundo estudo da TCP Partners. Já nos EUA, o volume é bem mais robusto. De acordo com as estatísticas de vendas de barcos da National Marine Manufacturers Association, as vendas de unidades de novos barcos atingiram quase 320.000 unidades em 2020 e 11,9% das famílias americanas possuem um barco.

Fazer um seguro para essas embarcações é extremamente importante por várias razões: ele pode cobrir danos causados por acidentes, incêndios, tempestades e outros imprevistos. Além disso, o seguro pode proteger o proprietário contra responsabilidade civil se houver danos a outras pessoas ou propriedades, além de  cobrir os custos de assistência e resgate em caso de avaria ou acidente.

“A proteção para um bem que corre tantos riscos precisa ser proporcional”, resume Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Seguindo nossa missão de proteger o sonho de cinco milhões de imigrantes latinos nos EUA, estamos sempre abertos a compartilhar quais são as opções para todos, explicando como funcionam”, acrescenta, referindo-se às coberturas Boat Insurance.

Como outros seguros de veículos, as coberturas para o barco costumam seguir o mesmo padrão. As mais comuns costumam ser:

  • Property Damage Liability (responsabilidade por danos materiais) – cobre o custo de danos à propriedade de outra pessoa após um acidente.
  • Collision Damage (danos por colisão) – cobertura opcional que paga o custo de conserto ou substituição do barco danificado em uma colisão. Costuma requerer pagamento de franquia.
  • Comprehensive Coverage (cobertura abrangente) – cobre eventos fora de controle, como roubo, vandalismo, barco naufragado, incêndios, ventos fortes, furacões e outros danos relacionados ao clima.
  • Body Injury Liability (responsabilidade por lesões corporais) – paga os custos associados a lesões de terceiros envolvidos, caso o proprietário seja legalmente responsabilizado por um acidente.
  • Hull Coverage (cobertura do casco) – cobre quaisquer danos físicos que ocorram ao barco e geralmente inclui reboques, equipamentos, motores e acessórios. É onde se reivindica compensações por danos causados por incêndio e tempestade de vento.
  • Fuel Spill Liability (responsabilidade por derramamento de combustível) – uma apólice à parte que ampara as responsabilidades por derramamento de combustível e fornece cobertura para eventuais multas relacionadas a isso.
  • Full replacement cost (custo total de substituição) – se o proprietário tiver cobertura abrangente (comprehensive) e de colisão (collision), será pago o que for necessário para restaurar a embarcação à condição anterior ao acidente ou melhor.
  • Wreckage removal (remoção de destroços) – se o barco afundar, os custos de remoção do barco da água, caso seja legalmente exigida, estarão cobertos.
  • Water Sports (esportes aquáticos) –  se alguém se machucar fazendo kneeboarding, wakeboard, wakesurf ou atividades semelhantes essa cobertura paga as despesas médicas. Vale lembrar que em atividades como parasailing, kiteboarding ou outras nas quais alguém fica suspenso no ar não serão cobertos.
  • Fishing equipment or carry-on items (equipamento de pesca ou bagagem de mão) – se um celular cair na água, ou o equipamento de pesca for danificado, pode-se obter o custo total de reposição. Essa cobertura serve para cobrir equipamentos de pesca e bens pessoais, como equipamento de mergulho, telefones ou outros itens carregados a bordo que sejam perdidos ou roubados.
  • Uninsured/underinsured boater – UB/UIB (velejador sem seguro / com seguro insuficiente) – é importante ter cobertura mesmo que o responsável pelo acidente não tenha seguro. Essa cobertura pagará por ferimentos e danos até os limites da apólice, caso um acidente desse tipo aconteça.
  • Medical payments (despesas médicas) – para cobrir os custos de uma eventual despesa médica causada por um acidente, ou por qualquer ferimento que aconteça com o proprietário ou um passageiro no barco.

O seguro de barcos é desenvolvido para abranger uma variedade de embarcações diferentes, como por exemplo:

  • Lanchas e barcos de pesca – Barcos construídos especificamente para a pesca, com recursos como motores de pesca, postes de força, etc.
  • Pontoon Boats – Barcos construídos em cilindros ocos de metal para navegar em lagos e rios.
  • Barcos a motor – O tipo de barco mais popular, usado para pesca, cruzeiro, esportes aquáticos e muito mais.
  • Embarcações pessoais (PWC) – Inclui jet skis, Sea-Doos, WaveRunners e embarcações semelhantes destinadas a uma a três pessoas.
  • Veleiros – Barcos que usam pelo menos uma vela para propulsão, embora também possam ter um motor.
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