Bradesco Seguros

Aranduland: empresas, organizações e instituições públicas divulgam suas ações de Sustentabilidade no metaverso

Aranduland: empresas, organizações e instituições públicas divulgam suas ações de Sustentabilidade no metaverso / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cidade digital põe em prática os 17 objetivos (ODSs) da Agenda Global da ONU, visando um mundo melhor em 2030

Aranduland, cidade no metaverso concebida para mostrar como seria a vida no ano de 2030, uma vez alcançados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), já está no ar – veja em https://aranduland.com/metaverso/. A cidade tem por objetivo tornar-se ponto de encontro de pessoas e organizações comprometidas com ações de Sustentabilidade que buscam compartilhar suas boas práticas com: a sociedade; provedores de solução, consultores e startups que trazem cases, ideias e inovações para ampliar o score ESG de seus clientes; ONGs que atuam em um ou mais ODSs e precisam de maior visibilidade junto a seu público-alvo e potenciais patrocinadores; e, mais importante, comunidades e cidadãos comuns que buscam se capacitar e apoiar ações em prol da Sustentabilidade.

2030 é ano-chave para o futuro sustentável do Brasil e do mundo, empresas e instituições de virtualmente todos os segmentos estão implementando ações globais e locais de melhoria. “Ninguém deve ficar para trás”, comenta Paulo Milet, co-fundador e coordenador geral de Aranduland. “Aranduland vem do tupi-guarani, significa ‘conhecer com a experiência da vida, na relação com o meio ambiente’. No metaverso criamos uma cidade com objetivos de sustentabilidade alcançados, empresas bem-sucedidas, com ações já implantadas no mundo real – ou seja, queremos mostrar que ‘ninguém ficou para trás’”, explica.

Paulo Miliet, co-fundador e coordenador geral de Aranduland / Foto: Divulgação
Paulo Miliet, co-fundador e coordenador geral de Aranduland / Foto: Divulgação

Aranduland será usada como vitrine de boas práticas para princípios e ações ODS e ESG (Ambiental, Social e Governança), um grande espaço para fomentar encontros de pessoas e empresas visando intercâmbio de informações, aceleração de negócios, aprendizado, sempre buscando o propósito de levar a um mundo melhor em 2030, através da criação de uma cultura de Sustentabilidade com poder e recursos para transformar as pessoas.

A cidade existe num ambiente de navegação 3D interativo, um business place da Sustentabilidade: Aranduland disponibiliza links para conteúdo de alto nível, integrando o metaverso com informações em web2, multimídia (fotos, vídeos, podcasts) e materiais interativos (aulas, cursos, formulários, games, conteúdos gamificados). “Aranduland está disponível em multiplataformas, permitindo acesso por computador (via web) e versão mobile para celular (em breve)”, comenta Paulo Braga, co-fundador e head designer.

O cenário que motivou a criação de Aranduland é a urgência da transformação necessária: “O lema da Autoridade Rio 2030, ‘É hora de agir’, nos disse que alguma coisa precisava ser feita”, diz Paulo Milet. E o exemplo veio de cima: o Pacto Global da ONU, lançado em 2000 e renovado como Agenda 2030, já em setembro de 2015, estabeleceu 17 objetivos e 169 metas para o planeta alcançar até 2030, numa linha socioambiental com raízes nas conferências de Estocolmo em 1972 e Rio de Janeiro, 20 anos depois – a Rio-92.

“Aranduland é ferramenta a serviço dessa iniciativa global – vamos ajudar a sociedade a avançar tanto quanto possível, incentivando e mobilizando empresas, órgãos públicos, ONGs e o cidadão comum. O time Aranduland, que vem trabalhando há quase um ano na concepção e desenvolvimento do projeto, acredita que boa gestão e governança (o “G” de ESG) é a base para o sucesso de ações sociais e de sustentabilidade, sempre apoiadas em inovação e tecnologia”, explica Paulo.

“Em tecnologia escolhemos o Metaverso/ Web 3.0 / 3D como mídia preferencial, motivadora para novas gerações e de fácil acesso a todos – em notebooks ou celulares, sem demandar óculos especiais”, informa Jean Manhães, tech head do projeto Aranduland.

Assim nasceu o projeto Aranduland- ‘Sustentabilidade em Metaverso, com Propósito’, único, sem comparação em sua concepção, abrangência e impacto. Aranduland oferece interações, informação, educação, capacitação, enfim, uma imersão completa em conceitos e práticas de sustentabilidade, incluindo um ginásio/ auditório “construído” especialmente para eventos de maior porte – Maracandú, espaço para webinars e congressos com capacidade para audiências de virtualmente qualquer tamanho, “cercadas” por referências, cases e recursos de aprendizado.

Como se tornar Arandulander

As organizações expõem suas ações de Sustentabilidade junto a outras iniciativas bem-sucedidas, através de patrocínio a um ODS específico, um segmento de negócio, um evento próprio ou setorial, ou mesmo uma ideia, inovação ou inciativa, e até pela contratação ou aporte a uma entre as dezenas de start-ups presentes.

Já para quem está começando ou pretende acelerar a jornada ESG, foi facilitada a busca por conhecimento e cases, pela centralização de informações e fontes na cidade, o que permite triagem mais eficiente, visando adoção de boas práticas relevantes à empresa, comunidade, setor, bairro, distrito, prefeitura, atividade etc – sempre visando aperfeiçoamento e melhoria de resultados em Sustentabilidade. Além de patrocinadores e anunciantes, em Aranduland também estão presentes algumas das melhores consultorias especializadas em ESG, que podem ser contratadas para definição de estratégias, planos de ação e projetos.

Eventos, congressos e reuniões, sejam internos ou abertos ao público, podem ampliar seu  alcance, significado e impacto adotando Maracandú como canal principal ou de apoio, atingindo milhares de participantes tanto de forma online como pela exibição pós-evento das imagens gravadas; no caso de órgãos públicos, estatais ou autarquias, surge a possibilidade de oferecer à população prestação de contas da sua atuação em sustentabilidade, em local de alta visibilidade para o tema.

Webinars no Metaverso com Propósito

O Maracandú, ginásio / auditório de Aranduland, terá webinar aberto ao público no próximo dia 29/08, num painel sobre Empregabilidade e Mercado de Trabalho, com a presença de Rodrigo Braga, CEO do Caderno Nacional, e moderação de Paulo Milet.

Em breve será anunciado o calendário das “Terças Verdes” em Aranduland, sempre às terça-feira às 18h, com convidados especialistas em Educação, Sustentabilidade, Gestão, Ação Social, ODSs e temas correlatos.

Total
0
Shares
Anterior
Akad inova o mercado de seguros com ChatGPT: corretores obtêm respostas instantâneas via WhatsApp
Akad inova o mercado de seguros com ChatGPT: corretores obtêm respostas instantâneas via WhatsApp / Foto: Hatice Baran / Pexels

Akad inova o mercado de seguros com ChatGPT: corretores obtêm respostas instantâneas via WhatsApp

Empresa é a primeira seguradora da América Latina a utilizar a Inteligência

Próximo
Tokio Marine apresenta diferenciais de Programa de Estágio no 33º Workshop Integrativo da Poli-USP
Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine / Foto: Divulgação

Tokio Marine apresenta diferenciais de Programa de Estágio no 33º Workshop Integrativo da Poli-USP

Inscrições estão abertas para seleção do Tokio Millennium 2024

Veja também