Mais de 400 mil acessos únicos por mês na Plataforma gratuita que permite visualização de todos os investimentos feitos por meio de corretoras e bancos; voto à distância em assembleias de empresas abertas e Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)
São Paulo, 20 de maio de 2025 – A Área do Investidor, criada pela B3, a bolsa de valores do Brasil, atingiu a marca de 3,9 milhões de usuários únicos e mais de 400 mil acessos únicos por mês. Desenvolvida para potencializar a organização financeira de cada pessoa e facilitar o acompanhamento dos investimentos de maneira transparente e segura, a plataforma proporciona aos investidores uma visão consolidada de suas carteiras, movimentações e posições de todas as corretoras e bancos em um único lugar.
O site foi pensado para trazer serviços e informações complementares para a jornada do investidor pessoa física. O investidor encontra na Área do Investidor a sua evolução patrimonial, o saldo total de investimentos e as últimas movimentações financeiras, total de proventos (dividendos, juros, subscrições, entre outros) abrangendo os ativos de todas as corretoras e bancos onde mantém posição ou movimentação. A plataforma de organização financeira possibilita ainda a consulta e o voto à distância em assembleias de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) e ações, o que torna a gestão dos investimentos ainda muito mais ativa e prática.
“O objetivo da plataforma é oferecer serviços e informações complementares da jornada dos investidores, em renda variável e renda fixa. Em um clique, a pessoa que acessar a Área do Investidor consegue visualizar o valor total do saldo que tem investido, todo o histórico de movimentações, proventos, e uma nova gama de serviços. Entre eles, em parceria com as corretoras e bancos, trouxemos a portabilidade de carteira e posições entre instituições; voto à distância, ou seja, proporcionar um ambiente de ativismo entre os investidores e companhias abertas e da indústria de fundos e uma parceria inovadora com a Receita Federal”, diz Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Educação e Pessoa Física na B3.
A plataforma para investidores oferece o serviço gratuito de vincular a conta do usuário ao Revar, calculadora de imposto de renda. A partir da vinculação, as informações das operações ficarão disponíveis para a Receita Federal, o que permite a emissão do DARF com um só clique. O sistema é acessado pelo portal de serviços da Receita Federal, o e-CAC.
Algumas das demais funcionalidades oferecidas na Área do Investidor são:
- Ferramentas de visualização do portfólio por classe de investimento e instituição financeira;
- Acompanhamento de proventos, incluindo dividendos e juros sobre capital próprio (JCP);
- Acesso a extratos e relatórios detalhados que facilitam a gestão dos investimentos;
- Visualização de gráficos e mapa de calor do mercado, permitindo análise dinâmica das movimentações;
- Recursos educacionais por meio de cursos gratuitos de educação financeira disponíveis na plataforma.
Outro destaque na Área do Investidor é o acesso direto à plataforma B3 Educação, onde estão os cursos gratuitos de educação financeira da bolsa de valores de Brasil para investidores iniciarem e fortalecerem suas jornadas financeiras.
A página principal da Área do Investidor destaca também o site Bora Investir como canal de informações às pessoas que buscam notícias sobre o mercado financeiro, contribuindo para que os usuários se mantenham bem-informados sobre o mundo das finanças.
“Todos esses novos serviços têm sido construídos a partir dos próprios feedbacks dos investidores. Desde nosso lançamento, recebemos mais de 35 mil sugestões de melhorias que estamos sempre e continuamente tentando atender. Juntos com investidores e players do mercado financeiro, estamos construindo um futuro mais inovador e promissor para o mercado de investimentos”, diz Vinicius Brancher, superintendente de negócios Pessoa Física na B3.
Imposto de Renda
Para facilitar a organização na hora de declarar o Imposto de Renda, a Área do Investidor oferece um relatório todas as posições em ações, ETFs, BDRs, CDBs, Tesouro Direto e outros ativos registrados e negociados na B3. Além disso, contém o histórico de dividendos, juros sobre capital próprio, rendimentos e reembolso recebidos de suas posições no ano.
É importante ressaltar que as informações disponíveis na Área do Investidor e seus relatórios são para fins de consulta. Para declarar o IR, o investidor deve solicitar junto à sua instituição financeira os informes de rendimentos emitidos nos termos da regulamentação da Receita Federal.