Investimento bilionário visa melhorar a mobilidade urbana e impactar positivamente milhares de pessoas diariamente
Santos, 17 de abril de 2024 – A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) realizou nesta quarta-feira (17) a primeira das três Audiências Públicas para discutir o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, uma iniciativa estratégica para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional da Baixada Santista. Este projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo de São Paulo (PPI-SP) e tem um investimento estimado de R$ 5,96 bilhões, com um prazo de concessão de 30 anos. Na manhã desta quarta-feira foram ouvidas cerca de 20 manifestações de autoridades e sociedade civil da região.
A primeira audiência foi realizada na Associação Comercial de Santos e contou com a participação de mais 140 pessoas entre representantes da sociedade civil e autoridades locais. Ainda há duas audiências marcadas: uma para o dia 18/04 (quinta-feira), às 9h, presencialmente no Teatro Municipal Procópio Ferreira, em Guarujá/SP; e outra para o dia 19/04 (sexta-feira) às 9h, realizada em formato híbrido, sendo a presencial na Autoridade Portuária de Santos.
Todas as audiências estão sujeitas à lotação do local.
As inscrições para participação oral nas próximas audiências estão encerradas. Todo o conteúdo das Audiências Públicas ficará disponível no canal da Artesp no YouTube para acesso público e transparência.
Milton Persoli, Diretor Geral da Artesp, destacou a importância das Audiências Públicas: “Estamos comprometidos em ouvir as contribuições da comunidade e dos especialistas visando aprimorar ainda mais este projeto vital para a infraestrutura e a qualidade de vida na Baixada Santista. Serão quase R$ 6 bilhões investidos e um retorno inestimável em desenvolvimento econômico, empregos e mobilidade para a região.” Persoli também enfatizou a complexidade e os benefícios do projeto: “Com uma profundidade de 21 metros, será o primeiro túnel imerso do tipo na América Latina. Inovação que reduzirá os atuais 40 quilômetros em rodovias ou a travessia por balsa por um percurso de 870 metros.”
Túnel Santos-Guarujá
O primeiro Túnel Imerso do Brasil será uma obra de engenharia singular, projetada para melhorar significativamente a conexão entre as cidades de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de deslocamento em 50 minutos. Com uma extensão total de 1,5 km, o túnel imerso de 870 metros será construído a uma profundidade mínima de 21 metros sob o canal que abriga o porto mais movimentado do país. O projeto inclui três faixas de rolamento por sentido, com uma das faixas adaptável para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e uma via compartilhada para pedestres.
Para mais informações sobre o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá e para acessar os detalhes das Audiências Públicas, visite o site da Artesp: Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá.