No mês em que celebramos o trabalho do Corretor de Seguros, alguns números chamam a atenção. Com mais de 94 mil profissionais atuando em todo o Brasil, esses profissionais são o principal motor da indústria do seguro, que responde atualmente por cerca de 6,7% do PIB do país. Apesar de ser um dos setores mais importantes da economia, os negócios ainda patinam com a falta de produtos mais acessíveis e adequados às necessidades da população, o que afeta a rentabilidade do corretor.
Um bom exemplo é o seguro Auto, que mesmo sendo um dos produtos com maior aceitação entre os brasileiros, apenas 30% da frota brasileira está segurada. Isso vale também para outros seguros, que também são bastante conhecidos, mas ainda possuem pouca penetração como o Residencial, o Vida e o Viagem.
Esse cenário piorou nos últimos anos com a pandemia e a crise econômica internacional, que afetou especialmente o Brasil, tirando empregos e reduzindo o poder de compra da população. De forma indireta, tudo isso atingiu também os rendimentos dos corretores de seguros, que viram muitos dos seus clientes adquirindo cada vez menos proteção para seus bens.
Como toda crise traz também oportunidades, o setor de serviços de assistência se tornou uma alternativa interessante para que o corretor de seguros tenha outras possibilidades de comercialização junto ao seu cliente, sem a necessidade de ampliar a sua carteira. Primeiro porque são produtos que não concorrem com os seguros; e segundo porque, de maneira geral, são mais acessíveis e oferecem algum tipo de proteção para quem não tem mais condições de arcar com uma apólice tradicional (e não quer ficar desassistido), ou pode ser uma cobertura complementar para quem já é segurado.
Hoje existem diversos tipos de serviços, que vão desde o Arquiteto Virtual, por exemplo – que de forma online ajuda o cliente no desenvolvimento de um projeto de decoração de ambientes – até o Assistência Celular Roubado, que auxilia as pessoas que tiveram celulares roubados (furtados, clonados ou mesmo perdidos) a se protegerem de golpes e crimes pela internet. Isso sem falar em outros serviços mais conhecidos, como as assistências Funeral e Pet, produtos que tem despertado o interesse cada vez maior dos brasileiros pelo seu excelente custo x benefício.
Por tudo que foi dito acima, acho que fica claro que os produtos de assistência possuem uma série de vantagens e precisam ser percebidos pelo corretor como uma oportunidade de ganhos extras. Em breve, finalmente lançaremos o Portal do Corretor, que após uma grande fase de testes e ajustes permitirá que o corretor de seguros comercialize assistências independentemente do cliente dele tenha algum seguro ou não.
Dessa forma, acredito que estaremos dando passos significativos na expansão do mercado de proteção, além de oferecer serviços diferenciados e alinhados às principais demandas do segmento. Isso sem falar na ampliação das oportunidades de negócios para o corretor, engajando esses profissionais por meio da oferta de produtos atraentes para o consumidor, o que representa um novo ecossistema de negócios para o setor de seguros.
Por Newton Queiroz, CEO da Europ Assistance Brasil, e apontado como um dos ‘10 CEOs mais inspiradores de 2022’ pela C-Level Focus