Em um mundo onde a diversidade é reconhecida como um valor fundamental, as organizações estão assumindo cada vez mais um papel crucial na promoção da inclusão e equidade em sua cultura organizacional. A discussão sobre diversidade e inclusão não é mais vista apenas como uma opção no ambiente corporativo, mas sim como uma estratégia para potencializar a criatividade, a inovação e a promoção da criação de equipes com diferentes experiências e perspectivas, além de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas.
À medida que as empresas reconhecem a importância da diversidade de experiências, perspectivas e identidades, surge a necessidade de proporcionar ações e iniciativas para que os colaboradores participem ativamente dessas discussões. Certa de seu compromisso com esses valores, a Porto tem desenvolvido ao longo dos anos diversas ações que não apenas reconhecem e discutem diversidade e inclusão, mas que também promovem um ambiente acolhedor e de oportunidades equânimes para seus colaboradores, que hoje somam mais de 13 mil em todo o País.
Merecem destaque algumas das iniciativas adotadas pela companhia internamente e que, indiscutivelmente, acabam impactando para uma sociedade cada vez mais respeitosa e inclusiva:
Ambiente inclusivo: em 2021, a Porto criou o Comitê Executivo de Diversidade e Inclusão, formado por lideranças executivas da empresa e que tem como objetivo criar um ambiente inclusivo e de valorização da diversidade. Como parte das iniciativas já realizadas, foram implementadas nos escritórios salas de amamentação, extensão das licenças-maternidade e paternidade, inclusão de companheiros homoafetivos no plano de saúde, e foi lançada uma campanha batizada de “Vem como se sente bem”, que reforça que as pessoas podem ser quem são e usar as roupas que preferirem no ambiente de trabalho. Do casual ao salto, na Porto, todo mundo “vem como se sente bem” e valoriza seu jeito e seu estilo.
Juntos: Programa de Diversidade e Inclusão que tem o compromisso contínuo de fomentar um ambiente de trabalho respeitoso, inclusivo, igualitário e de valorização da diversidade. Há grupos de afinidade para equidade de gênero, raça e etnia, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e intergeracional, que são formados e liderados pelos próprios colaboradores. Todos são incentivados a participar dos grupos e a adesão se mostra cada vez mais significativa dentro da organização.
Pessoas com deficiência: atualmente, a Porto conta com mais de 500 pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. Os espaços são acessíveis e equipados com rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas com deficiências, sejam elas físicas, motoras, visuais, auditivas, cognitivas, entre outras. Além disso, recentemente, a companhia abriu inscrições para a 17ª edição do Programa de Formação da TI, com 30 vagas afirmativas para pessoas com deficiência. O objetivo do programa é oferecer oportunidades de início de carreira na área de tecnologia da informação, com possibilidades futuras de integração ao quadro de colaboradores da companhia.
Há 2 anos, passamos a realizar, também, uma pesquisa de acessibilidade, aberta para participação de todas as pessoas com deficiência. No último ano, tivemos 225 participações, das quais 98% do público considerou os canais de comunicação da Porto, sistemas de RH e eventos acessíveis, representando um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Visando apoiar os colaboradores com deficiência em suas jornadas pessoais e profissionais por meio de trilhas de aprendizagem, será lançado em julho o Florescer, programa que proporcionará ações direcionadas para desenvolvimento, autoconhecimento, pertencimento e fortalecimento da identidade de cada pessoa com deficiência. Construído a partir das necessidades mapeadas em pesquisas e interações com participantes do grupo de afinidade, esperamos apoiar na construção individual da jornada pessoal e profissional de cada colaborador.
Lidera: com o objetivo de estimular a potência e o protagonismo das mulheres da Companhia, a Porto lançou, em 2023, o Lidera, um programa institucional dedicado ao desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. O projeto conta com trilhas de aprendizagem e oportunidades de networking inspiradoras, colocando a pauta da diversidade em prática.
O Lidera tem foco nas mais de sete mil colaboradoras da Porto pelo País, e reforça o compromisso de valorização, inclusão e transformação sociocultural de dentro para fora.
No primeiro ano do programa, já debatemos os desafios da carreira feminina e autoliderança, sororidade, empatia e inspiração para mulheres de dentro e de fora da Porto, e a realidade da mulher no mercado de trabalho. Também convidamos os homens para um diálogo sobre a importância da sua participação na construção da equidade de gênero em todos os espaços.
Em busca de mais representatividade, além do Lidera, a companhia realiza palestras e treinamentos para todas as equipes e lideranças. Em 2022, 58% dos colaboradores e líderes se aprofundaram no tema “Diversidade e Inclusão” com o objetivo de tornar a Porto um lugar ainda mais diverso e inclusivo. Existem também boas práticas na inclusão contínua de mulheres no shortlist de vagas, sobretudo no quadro de liderança – que atualmente é composto por 523 mulheres, o que representa mais de 44% dos líderes.
Afro Horizontes: o programa é uma jornada de desenvolvimento que tem como objetivo potencializar as pessoas negras da Porto e desenvolvê-las. O programa conta com trilhas de aprendizagem e palestras, e foi construído pelo Juntos em parceria com a área de Aprendizagem da Companhia. Hoje, a Porto conta com mais de 4 mil pessoas negras no time.
Além disso, a Companhia oferece bolsa de estudos de 100% para pessoas transexuais, transgêneros ou travestis, uma experiência significativa por meio do conhecimento e do desenvolvimento educacional, potencializando seu lugar na Porto e no mercado de trabalho.
Recentemente, a Porto também lançou o Transforma Porto, benefício de reembolso das custas do proceso de retificação de nome para pessoas transexuais, transgêneros ou travestis.
A empresa também conta com oito banheiros multigênero, espaços construídos para uso de pessoas que tenham qualquer tipo de identidade.