De acordo com pesquisa “A Década Conectada”, realizada pela Assurant no Brasil e em mais sete países, smartphone, Smart TV, laptop, smartwatch, fones de ouvido e streaming de vídeo são as inovações mais utilizados pelos brasileiros
Os brasileiros desejam cada vez mais uma vida conectada e os avanços tecnológicos como o 5G e a inteligência artificial (IA) estão modelando novos comportamentos. Para mais de 90% dos entrevistados, as inovações tornaram a sua vida melhor, mais conveniente, divertida, econômica, informada e segura. Além disso, 93% planejam comprar tecnologias para lazer e entretenimento, automatizar mais as tarefas da casa (ligar a iluminação, aspirador, TVs, som etc.) e aumentar a segurança da residência com fechaduras inteligentes e câmeras controladas à distância por dispositivos móveis.O aparelho mais desejado pelos brasileiros é o smartphone: 68% planejam adquirir as novas gerações de celulares que vão ser lançadas pelas fabricantes. Outros 56% têm intenção de comprar novos modelos de videogames, 53% laptops, 52% smart TV e 50% smartwatches.
A constatação está na pesquisa “A Década Conectada” da seguradora Assurant, realizada com 8 mil consumidores de 18 a 76 anos de oito países (Brasil, Austrália, Canadá, México, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido).
No Brasil, o levantamento ouviu 1.000 consumidores – 53% do sexo feminino e 47% masculino. Do total de participantes, 50% são Millennials, 18% Geração Z, 16% Geração X e 7% Baby Boomers. A coleta e as análises das respostas foram realizadas no primeiro semestre deste ano em parceria com a Mega Research.
“O estudo reforça que o desejo por novos produtos é alto em praticamente todos os países, com destaque para o Brasil com 93% dos consumidores planejando comprar tecnologias inteligentes no próximo ano. A chegada do 5G tem sido um catalisador para impulsionar a troca de smartphones, por exemplo, o que está refletido muito no nosso posicionamento global em Trade-In, modelo de negócio no qual o consumidor utiliza o seu aparelho usado como parte de pagamento para a compra de um novo”, explica Vladimir Freneda, presidente da Assurant no Brasil.
Dispositivos conectados mais utilizados pelos brasileiros
O smartphone, a smartTV, laptop, smartwatch e fones de ouvido estão entre os aparelhos conectados utilizados regularmente pelos brasileiros.
O smartphone e a smart TV são usados por 78% e 71% dos brasileiros, respectivamente.
Outros 66% disseram usar com frequência o laptop, 61% fones de ouvido e 41% streaming de vídeo.
Ao analisar a amostra isolada por países, os brasileiros e os mexicanos têm um número maior de dispositivos conectados dentro de suas casas, com 8.9 e 8.3, respectivamente. Já os australianos têm menos, 6.7.
Privacidade de dados
Embora tenha sido intensificado o uso de tecnologias inteligentes, preservar a privacidade é importante. Para 74%, a proteção de dados pessoais é o fator mais crucial para manter dispositivos funcionando no dia a dia sem riscos à privacidade.
Proteger os dados é ainda mais relevante para as pessoas mais velhas – 83% dos Baby Boomers (58 a 76 anos), 78% da Geração X (46 a 57) e 73% dos Millennials (27 a 45 anos) priorizam a privacidade dos dados.
Consumidores buscam mais por garantias para se manterem conectados
A pesquisa também revela que os brasileiros estão mais interessados em serviços e seguros que os protejam para quando ocorrer algum imprevisto. 55% disseram estar propensos a adquirir, em suas compras futuras, mais tempo de garantia para os equipamentos contra defeitos funcionais. Saiba mais sobre a pesquisa “A Década Conectada” em: Link