Substituição do cartão do consumidor por outro semelhante ganha força em ambientes de aglomeração; com o cartão da vítima em mãos, criminoso realiza saques e transferências
O uso do cartão tem papel predominante nos hábitos de consumo dos brasileiros. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), depois do Pix, o cartão de crédito é o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos usuários, com 19,8 bilhões de transações registradas e R$ 26,9 trilhões movimentados apenas em 2024. Com a chegada das festas juninas, golpistas aproveitam ambientes de aglomeração para realizar o golpe da troca de cartão.
O criminoso leva o cartão para longe da vista da vítima com o pretexto de processar algum pagamento e realiza a troca por outro cartão parecido, de forma que o cliente não perceba a movimentação. “O golpista memoriza a senha da vítima antes de efetuar a troca do cartão, o que possibilita a realização de outras compras, além de saques e transferências”, detalha Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Segundo o executivo, o investimento em tecnologia de ponta e ferramentas de educação financeira ajudam na identificação de golpes e fraudes em diferentes contextos. “Nos últimos cinco anos, dobramos nosso investimento em tecnologia de segurança e em campanhas de conscientização para que as pessoas sejam capazes de analisar diferentes abordagens dos criminosos”, finaliza.
Como se prevenir do golpe de troca de cartão nas festas juninas? O Itaú Unibanco apresenta seis dicas para se antecipar ao golpista.
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Nunca entregue o cartão para outra pessoa
Ao realizar o pagamento, o cartão deve estar sempre em suas mãos. Sempre que possível, não deixe que ele saia de vista durante as transações, principalmente em locais mais movimentados como bares, restaurantes, festivais e lojas.
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Nunca compartilhe a senha
Caso a maquininha esteja supostamente “com defeito” e alguém solicite a senha para realizar a transação, não compartilhe. No momento da compra, priorize virar a maquininha para si ou cubra o visor com as mãos. Não coloque sua senha em aparelhos com tela quebrada e que não permitem que o valor da compra seja visualizado.
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Verifique o cartão
Sempre confirme o nome, número e dados do cartão antes de sair do local onde o pagamento foi efetuado. Para facilitar a identificação, opte por colar um adesivo ou uma fita no cartão.
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A senha não deve aparecer no visor
Caso a senha apareça no visor da maquininha, cancele a operação imediatamente.
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Use a tecnologia a seu favor
Opte por usar carteiras digitais ou cartões por aproximação nas compras presenciais, evitando o contato de outras pessoas com o cartão.
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E o que fazer caso tenha sido vítima de golpe ou fraude?
Mantenha as notificações do aplicativo do banco ligadas para receber alertas. Se alguma compra ou transferência for realizada sem consentimento, alerte o banco imediatamente e faça um boletim de ocorrência no distrito policial mais próximo.
Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção que pode ser acessado pelo site oficial.
Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto
Você sabia que qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto? Basta ligar para a nossa Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. O processo é simples e rápido e você contribui com a prevenção contra golpes e fraudes.
Central de Atendimento Itaú Unibanco
4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
0800-970-4828 – demais localidades
Além disso, o banco oferece uma página dedicada ao tema, onde você pode conhecer mais sobre o assunto e compartilhar com amigos e familiares. Acesse itau.com.br/seguranca e confira!