Zurich no Brasil

Atividade do Comércio volta a crescer em julho, mostra Serasa Experian

Foto por: Clay Banks/ Unsplash Images
Foto por: Clay Banks/ Unsplash Images

Aumento de 0,3% mês foi puxado por “Veículos, Motos e Peças”

Depois de registrar a maior queda do ano em junho, o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, voltou a registrar desempenho positivo. O aumento da atividade no varejo, pedida pelo volume de consultas ao crédito, foi de 0,3% em julho, com relação aos dados registrados no mês anterior – mesmo crescimento registrado em janeiro deste ano.

A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, analisa que “apesar da alta no setor de veículos em julho, o segmento vem mostrando alguma oscilação nos últimos meses, o cenário segue marcado por juros elevados, que restringem o crédito e afetam especialmente segmentos que dependem de financiamento para o consumo, como eletrodomésticos e móveis. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho aquecido e os ganhos salariais reais sustentam o consumo básico. A expectativa para o segundo semestre é de desaceleração gradual, com menor impulso dos setores mais sensíveis ao crédito”. Veja a variação mensal do indicador no gráfico abaixo:

O setor de “Veículos, Motos e Peças” puxou o índice, com alta de 1,2%, seguido por “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (0,6%). Na variação mensal, apresentaram queda os setores de “Combustíveis e Lubrificantes” (-0,4%) e “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (-1,6%). Veja os dados completos:

Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios puxam variação anual de 3,4%

A atividade do comércio físico aumentou 3,4% na variação entre julho de 2024 e o mesmo mês em 2025, puxada principalmente por Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, que registrou alta de 5,3%, segunda maior do ano. “A atividade do comércio mostra sinais de desaceleração na comparação anual, após ter atingido picos de crescimento no final de 2024. A perda de ritmo reflete um ambiente de consumo mais cauteloso, em que o impulso gerado por políticas de suporte à renda e mercado de trabalho aquecido começa a perder força diante da manutenção de juros elevados e da menor propensão ao consumo financiado”, explica a economista.

No comparativo anual, todos os segmentos tiveram resultados positivos: “Material de Construção” (5,0%), “Combustíveis e Lubrificantes” (4,3%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (4,2%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,6%) e “Veículos, Motos e Peças” (2,5%).

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Total
0
Shares
Anterior
AXA amplia jornada digital com o lançamento da plataforma do Seguro Garantia
Fábio Scatigno/ Denis Maelaro/ Divulgação

AXA amplia jornada digital com o lançamento da plataforma do Seguro Garantia

Seguradora revisa condições do produto, que passa a abranger apólices de

Próximo
Fraudes em planos de saúde: nova pesquisa acende alerta para prevenção e respostas judiciais mais eficientes
Aline Lourenço/ Foto: Divulgação

Fraudes em planos de saúde: nova pesquisa acende alerta para prevenção e respostas judiciais mais eficientes

A percepção dos brasileiros sobre fraudes contra planos de saúde ganhou força e

Veja também