Piloto será a principal referência para ações de experiência com os modelos RS da marca
A Audi do Brasil anuncia com entusiasmo que Rubens Barrichello será o novo embaixador da marca no País e referência para as ações de experiência com os modelos RS da marca. A presença de Barrichello reforça o elo entre tradição e inovação, posicionando a Audi como uma marca que valoriza seu legado esportivo ao mesmo tempo em que mira o futuro da mobilidade de alta performance.
“Ter Rubens Barrichello como embaixador é um momento de grande significado para a Audi do Brasil. Ele representa uma história de vitórias, persistência e paixão pelo automobilismo, valores que ecoam fortemente com o DNA da Audi. Ao longo dos próximos anos, ele será uma voz autêntica que conectará nossos clientes com a riqueza e o desafio do mundo das corridas, especialmente no contexto da entrada da marca na Fórmula 1. Essa sinergia será fundamental para fortalecer a presença da Audi no segmento esportivo no mercado brasileiro”, afirma Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Rubens Barrichello: passado, credibilidade e ponte para o futuro
Rubens Barrichello é o piloto brasileiro com maior número de participações na Fórmula 1, acumulando quase 20 temporadas de experiência e tendo participado de mais de 300 Grandes Prêmios. Sua carreira inclui 11 vitórias e diversos pódios, além de uma identificação genuína com o automobilismo de alta performance.
Ao assumir o papel de embaixador da Audi no Brasil, Barrichello representará não apenas uma figura com autoridade no esporte, mas também um agente de conexão entre a herança e o futuro da marca em sua jornada pela Fórmula 1. Como ele mesmo colocará em ações e campanhas, será um canal de comunicação entre os entusiastas do passado e os fãs e clientes que acompanharão a nova era da Audi nas pistas.
Em sua atuação futura junto à marca, Barrichello será envolvido em várias iniciativas, como participação ativa na segunda edição do Audi driving experience, que acontecerá em outubro, além de presença em eventos exclusivos, reforçando o posicionamento da Audi como marca de alta performance.
“Estou extremamente feliz em me tornar embaixador da Audi, especialmente neste momento em que a marca avança para a maior competição do automobilismo do mundo. Minha paixão pela esportividade e pelos modelos RS sempre foi grande — são automóveis que trazem emoção, tecnologia e prazer de dirigir. Ser parte desse novo capítulo da Audi é uma honra, e estou pronto para levar essa paixão aos fãs e clientes da marca”, celebra Rubinho.
Para a Audi do Brasil, ter Rubens Barrichello como embaixador representa não somente prestígio e identificação com o universo automobilístico, mas também uma ponte estratégica. Ele reforça a credibilidade da marca no segmento de alta performance, aproximando o público entusiasta ao redor da nova era esportiva que a Audi quer inaugurar. Ele se junta a Pedro Scooby, Alexandra Casoni e Silvia Braz no time de embaixadores da Audi do Brasil.
Audi na Fórmula 1 em 2026
A Audi confirmou sua entrada na Fórmula 1 a partir de 2026 e se prepara para o grande anúncio. A escolha deste momento para ingressar na competição máxima do automobilismo não é aleatória: o novo regulamento de 2026 da Fórmula 1 prevê maior eletrificação, uso de combustível sustentável e limites de custo mais rígidos, abrindo espaço para fabricantes automotivos com ambições tecnológicas e responsabilidade corporativa. Para a Audi, essa é uma oportunidade de demonstrar sua capacidade de inovação sob as condições mais exigentes e transferir novas soluções de tecnologia da pista para os veículos de rua.
Com horizonte definido para 2026, a Audi acelerará suas ações técnicas, organizacionais e de comunicação. A estrutura profissional é composta por Mattia Binotto como diretor operacional e técnico, Jonathan Wheatley como chefe de equipe, além dos pilotos Nico Hülkenberg e o brasileiro Gabriel Bortoleto. O desenvolvimento da unidade de potência ocorrerá no polo especializado da Audi Sport, na Alemanha, buscando máxima eficiência e confiabilidade.
Para o público brasileiro, a previsão é que essa jornada comece a ganhar corpo nos próximos meses, com conteúdos, eventos de ativação e experiências que antecipem o que vem pela frente. A atuação de Barrichello será um dos pilares dessa narrativa, garantindo autenticidade e proximidade ao mercado nacional.
Audi driving experience
O Audi driving experience é um programa promovido pela Audi a nível global que permite que os clientes e entusiastas da marca vivenciem a performance máxima dos veículos em ambientes e circuitos icônicos, com foco no aprimoramento das habilidades de condução e explorando as tecnologias promovidas pelas quatro argolas. O ADE retornou ao Brasil oficialmente em 2025, a primeira edição do evento aconteceu entre 26 e 29 de março no Circuito Panamericano (SP), situado na cidade de Elias Fausto, interior de São Paulo. Veículos das famílias A, Q e RS – incluindo o inédito Audi RS 3 – estiveram entre os modelos disponíveis para testes no autódromo.
A próxima turma do Audi driving experience – módulo dynamic – acontecerá entre os dias 28 e 01 de novembro, no Circuito Panamericano da Pirelli. O valor da inscrição é de R$ 6.490,00 e contará com a condução do curso por pilotos profissionais e a entrega de certificados ao final do dia.
O(a) participante terá a oportunidade de dirigir os modelos Audi RS 3, Audi Q5 e S Q5, Audi A6 e-tron, Audi A3, Audi A5 Sedan, além de lançamentos icônicos e exclusivos na ação.
Audi do Brasil
Este é um momento único para a Audi do Brasil, que já confirmou 13 veículos no mercado nacional neste ano: A3 Sportback, A3 Sedan, RS 3 Sedan, Q5, Q5 Sportback, SQ5, SQ5 Sportback, SQ6 Sportback e-tron, Q6 Sportback e-tron, RS 6 Avant GT, RS Q8 Performance, A5 e A6 e-tron. Essa ofensiva de lançamentos apoiará a marca e o varejo, abrindo um novo capítulo para a Audi no Brasil. A marca comemorou 30 anos de presença no Brasil em 2024, uma jornada repleta de desafios e conquistas.
A marca das quatro argolas se estabeleceu no País e possui concessionárias em todas as regiões, com mais de 40 lojas, sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.
A Audi do Brasil possui uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nas áreas de eletrificação, redução de emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. A Audi é pioneira na agenda ESG ao promover a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga em todo o Brasil, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros locais. A empresa está comprometida em moldar a mobilidade premium progressiva do futuro e gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.