Europ Assistance Brasil

Audiência discute conflitos entre Israel e Palestina

Duas bandeiras hasteadas contra um céu claro
Bandeiras de Israel (esq.) e Palestina

As comissões de Legislação Participativa; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (7) para discutir os conflitos entre Israel e Palestina.

O evento será realizado no plenário 3 a partir das 16 horas, a pedido dos deputados Leonardo Monteiro (PT-MG), Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Márcio Jerry (PCdoB-MA).

Monteiro lembra que uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1947, previu a criação dos Estados de Israel e Palestina. Após a fundação de Israel (em 1948), as forças militares israelenses desencadearam a ocupação das terras de palestinos.

"O que Israel tem feito nos últimos 74 anos é violar o Direito Internacional ao adotar uma política militarista, expansionista e colonialista, ocupando os territórios palestinos e dos países árabes vizinhos", critica Monteiro.

O deputado afirma que todas as forças que defendem o respeito ao Direito Internacional precisam exigir de seus países, e especialmente da ONU, que ajudem a por fim à ocupação israelense.

Relatório da Anistia
Camilo Capiberibe e Márcio Jerry citam ainda relatório da Anistia Internacional, de fevereiro deste ano, que traz provas "contundentes" do apartheid de Israel contra os Palestinos.

O relatório, explicam os parlamentares, traz investigações e análises que foram conduzidas desde julho de 2017, com a colaboração de organizações palestinas, israelenses e internacionais, através de estudos acadêmicos, relatos de ativistas, relatórios de agências da ONU e de organismos de direitos humanos, recolhidos ao longo de décadas.

O documento cobra ações para que Israel ponha fim ao persistente crime internacional de apartheid, “desmantelando medidas de fragmentação, segregação,
discriminação e privação, atualmente em vigor contra a população palestina”.

Debatedores
Foram convidados para participar do debate, entre outros:
– a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck,
– o presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), Ahmed Shehada,
– o vice-presidente do Parlamento israelense, Dr. Ahmad Tibi.

Haverá transmissão ao vivo do evento na página oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Os interessados poderão participar pelo chat.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Comissões debatem inclusão do teste de ponta de dedo no protocolo de emergência das unidades de saúde

Comissões debatem inclusão do teste de ponta de dedo no protocolo de emergência das unidades de saúde

Alex Ribeiro/Agência Pará Exame pode ampliar os diagnósticos precoces As

Próximo
Presidente da Comissão de Orçamento decide votar contas presidenciais pendentes

Presidente da Comissão de Orçamento decide votar contas presidenciais pendentes

A Comissão Mista de Orçamento vota nesta quarta-feira (7) todas as dez

Veja também