Com operação de consórcios que atende tanto clientes de alta complexidade quanto varejo, Promotiva oferece alternativas viáveis ao financiamento tradicional
Com a contínua elevação da taxa Selic desde o segundo semestre de 2024, a aprovação de financiamentos tradicionais tem sido cada vez mais restrita, dificultando o acesso da população a certos bens e serviços. Uma das alternativas para a alta dos juros são os consórcios que, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), tiveram crescimento histórico de 7,4% de adesão em 2024.
O interesse pelos consórcios, principalmente para as classes C e D, vem diretamente do impacto que a Selic, taxa de juros básica do país, tem no valor das parcelas e na aprovação dos financiamentos, tanto por bancos públicos quanto privados.
“O aumento das parcelas e as menores taxas de aprovação para compra de bens, como imóveis e veículos, restringe o acesso ao financiamento bancário”, explica Rodrigo Salim, Diretor Executivo da Promotiva, gestora da maior rede de correspondentes bancários do Banco do Brasil (Mais BB). “Dessa forma, a previsibilidade do valor do consórcio, que não é impactado pelas variações da Selic, e até a possibilidade de contemplação antes do final do pagamento da última parcela tornam o recurso muito mais atrativo”, diz o executivo.
Consórcio pode ser a opção mais viável no cenário atual
O setor de consórcios promete manter seu ritmo acelerado: durante o primeiro trimestre de 2025, também segundo a ABAC, o número de participantes ativos alcançou o recorde de 11,4 milhões, crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. Em meio ao cenário econômico atual, o consórcio torna-se uma alternativa segura e financeiramente viável para quem busca adquirir bens, investir em imóveis ou financiar projetos com mais segurança. A ABAC prevê, para 2025, que o segmento de consórcios cresça cerca de 8%, com destaque para imóveis, veículos pesados e eletroeletrônicos.
“O grande diferencial em relação a épocas passadas é a digitalização e agilidade operacional que as empresas podem entregar”, destaca Rodrigo Salim. A Promotiva, uma das unidades de negócio do Grupo Wiz Co (WIZC3), composta por centenas de parceiros em todo o país, é responsável por oferecer, por meio de seus correspondentes bancários do Mais BB, uma ampla gama de produtos de crédito, consórcios e seguros exclusivos do Banco do Brasil.