Austral Seguradora promove Roda de Conversas sobre Diversidade

group of women facing backward
Foto: Unsplash

Encontro contou com colaboradores dos escritórios do Rio de Janeiro e São Paulo, marcando as comemorações do Mês da Mulher

“A questão racial e social são barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas, o que acaba tornando o ambiente corporativo ainda mais desafiador e desigual. De onde eu venho, a forma de falar é diferente e até as roupas. Eu também tive que adaptar tudo isso para ser aceita e respeitada” Franciele de Almeida, profissional de recursos humanos.

A história da Franciele, de 23 anos, poderia ser apenas mais uma sobre a trajetória da mulher no mercado de trabalho. Se antes o preconceito era iminente, hoje elas lideram equipes e chegam a ser maioria em algumas funções. Franciele trabalha na Austral Seguradora e foi uma das colaboradoras a dividir suas lembranças com outros funcionários em uma Roda de Conversa de Diversidade, realizada na última semana e que marcou as atividades relativas ao Mês da Mulher. O objetivo do encontro foi dar voz às mulheres da companhia, que tem 38,46% de mulheres em cargos de liderança, a fim de promover um debate sobre as diversas experiências enfrentadas pelas mulheres ao longo da carreira e da vida.

Mais de 100 colaboradores dos escritórios do Rio de Janeiro e São Paulo estiveram presentes, dentre diretoras, gerentes e analistas. Durante duas horas de conversa, as mulheres puderam refletir, se emocionar e discutir o que ainda precisa ser feito sobre equidade de gênero no ambiente corporativo.

Para Claudia Novello, diretora técnica da Austral Seguradora, os ambientes machistas, cada vez menos frequentes, já foram um obstáculo para as mulheres atravessarem.

“Lembro que em uma das minhas primeiras experiências, o lugar era dominado por homens que não tinham muito cuidado com a forma que falavam. Eram muitas palavras de baixo calão e um ambiente mais pesado, pouco corporativo. Avançamos muito neste aspecto e como sociedade. Hoje, temos ambientes mais respeitosos e igualitários, o que contribui para o trabalho de todos”, reforça. Outros temas também foram levantados durante a conversa, como preconceito racial, social e os desafios ainda encontrados para conciliar a maternidade e a carreira.

Este foi o segundo encontro da Roda de Conversa sobre Diversidade, um evento conduzido pela equipe de Gente & Gestão da Austral, com participação voluntária, que é marcado por um intercâmbio de gerações e realidades diversas e se propõe a promover uma integração genuína entre as áreas. Recentemente, a Austral também promoveu uma grande Roda de Conversas sobre Consciência Negra, que contou com a presença de diversos colaboradores. A iniciativa, deve percorrer outros temas de suma importância para o desenvolvimento da sociedade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Databricks lança DBRX, novo padrão para modelos eficientes de Open Source
IA: Inscrições para capacitação gratuita em Inteligência Artificial são prorrogadas até o final de fevereiro/ Foto: Freepik

Databricks lança DBRX, novo padrão para modelos eficientes de Open Source

DBRX permite que companhias construam IAs generativas próprias de qualidade e

Next
Copart inaugura plataforma de venda direta com Porsche 911 Carrera

Copart inaugura plataforma de venda direta com Porsche 911 Carrera

Plataforma “Compre Agora” permite a negociação de veículos diretamente entre

You May Also Like