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Auto Avaliar projeta crescimento de 38% no faturamento e se prepara para entrar em países da Europa e América do Sul

Foto: Samuele Errico Piccarini / Unsplash
Foto: Samuele Errico Piccarini / Unsplash

Soluções inovadoras para atender a montadoras e concessionárias de todas as marcas e forte preocupação com governança, segurança e tratamento de dados são os diferenciais que levam à expansão da autotech

Consolidada como principal provedora de soluções tecnológicas do mercado brasileiro, a Autotech Auto Avaliar proporcionou às concessionárias e revendas multimarcas cadastradas na plataforma o montante de US$ 1,4 bilhão em vendas anuais de carros e mais de 200 mil avaliações mensais. Com esse desempenho, no mesmo período, a empresa apresentou como resultado um faturamento de R$ 115 milhões em 2023 com projeção de crescer 38% este ano, para R$ 158 milhões. Hoje, além do Brasil, a startup atua na Argentina, Chile, Equador, Portugal, México e Estados Unidos. Até o final do ano deve abrir uma filial na Espanha, sendo que Colômbia, Itália e França também estão no radar da expansão.

Segundo o CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal, o forte crescimento da AAV, que hoje atende praticamente todas as montadoras no Brasil, 4,2 mil concessionárias e 38 mil lojas multimarcas, está relacionado ao cuidado no tratamento de dados e soluções inovadoras que buscam resolver as dores do mercado. “Nós tomamos todo o cuidado, desde a criação da AAV, para que os dados não fossem utilizados de forma viesada e, inclusive, buscamos a auditoria da PwC para comprovar nossa governança neste sentido”, explica.

Entre as montadoras representadas na plataforma estão CAOA Chery, General Motors, Citroen, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Citroën, Renault e Toyota, Além delas, escolheram a Auto Avaliar como plataforma de venda, as redes de concessionárias BYD e Great Wall, duas fortes marcas de veículos elétricos com presença no Brasil.

Mas não são apenas empresas de veículos que estão presentes no portfólio de clientes da Auto Avaliar. Há companhias de outros segmentos relacionados ao setor automotivo como locadoras (Localiza, Unidas e LM Frotas), instituições financeiras (Banco RCI e Banco Toyota), Seguradoras (Porto Seguro) e plataformas de venda de veículos (Karvi e Kavak).

Hoje a AAV oferece ao mercado soluções que vão desde aplicativos que conectam vendedores e compradores com lojas multimarcas e concessionárias de todo o Brasil com soluções que ampliam a qualidade dos leads gerados em e auxiliam o aumento na base de clientes das lojas de automóveis. Ao todo a startup conta com dezenas de produtos voltados ao mercado. “Nós sempre estamos em busca das tendências de mercado e todos os anos marcamos presença no NADA Show, em Las Vegas, considerada a maior convenção para concessionárias no mundo. É preciso ficar de olho nas melhores práticas estrangeiras nos segmentos de vendas, pós-vendas, marketing digital, entre outros”, lembra Caporal.

O lançamento mais recente da Auto Avaliar é a plataforma Car Invest, que traz insights essenciais para o dia a dia dos tomadores de decisão do mercado automotivo como rentabilidade, preço regional, quantidade de anúncios e tempo médio de venda, equiparando os estados que oferecem melhores negociações, de acordo com as características do automóvel a ser negociado, como a quilometragem, por exemplo. A plataforma conta com 200 mil versões de veículos disponíveis e análise de 30 indicadores.

“A solução oferece dados como rentabilidade, preço regional, quantidade de anúncios e tempo médio de venda dos veículos, informações que permitem aos concessionários fazer comparações e identificar as melhores oportunidades de negociação. E tudo isso com baixo custo e muita segurança no tratamento das informações sigilosas, pois se trata de respeito à estratégia de cada cliente, seja lojista, concessionária, frotista, seguradora, banco, ou montadora e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, diz o executivo. (veja quais os insights logo abaixo).

Esse nível de governança é essencial para os clientes, que aderem à plataformas desenvolvidas não só pela funcionalidade e alcance de vendas como também pela confiabilidade que a AAV e suas soluções apresentam. A consequência disso são os bons números e a expectativa para lá de positiva em relação aos resultados da autotech.

Insights

Dentre os dados oferecidos pela plataforma Car Invest estão:

  • informações sobre a rentabilidade média na compra e venda de um veículo em determinado estado;
  • o score de escassez baseado na quantidade de anúncios na web;
  • e o Market Day’s Supply, que indica a relação de oferta e demanda de um veículo.

Adicionalmente, a plataforma classifica os veículos em categorias como Bronze, Prata, Ouro ou Diamante, com base na sua rentabilidade, velocidade no giro de estoque e quantidade de anúncios disponíveis.

Para ilustrar essa divisão por categorias, o modelo Renault Kwid 1.0 12v flex intense manual 2023, ao ser avaliado para Minas Gerais recebe a classificação Diamante, indicando uma alta rentabilidade de 31% para venda e 90 pontos no Índice de Recomendação. Para o estado de São Paulo, esse mesmo veículo recebe a classificação Ouro, com uma rentabilidade de 23% para venda e 75 pontos no Índice de Recomendação.

“A plataforma é baseada em inteligência artificial e foi desenvolvida para considerar não só os aspectos nacionais, mas também os locais e o cruzamento de dados entre as diferentes regiões. Afinal, pode ser vantajoso comprar um veículo em uma localidade para comercializá-lo em outra. As possibilidades são muitas e o Car Invest foi desenvolvido para enxergar isso”, conclui.

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