Confira artigo de Maria de Fátima Fernandes, Mentora em Protagonismo Feminino e estrategista de imagem e comportamento
A imagem pessoal para corretores é importante porque reflete a confiança e o profissionalismo que os clientes esperam de um corretor.
Isso inclui uma atenção à aparência, comportamento profissional, ético e habilidades de comunicação eficazes. Além disso, os corretores precisam manter uma boa confiança e construir relacionamentos fortes com os clientes.
Corretores de seguros, o tema é Imagem Pessoal. A primeira situação que precisamos saber é: o que é Imagem?
Nossa Imagem é formada pelos seguintes pilares:
- A parte visual ou estética;
- Comportamento;
- Comunicação;
- Posicionamento online e offline.
E para que a nossa imagem pessoal seja percebida de forma positiva, todos estes pilares precisam estar em perfeita harmonia.
Essa percepção é definida da forma como os outros nos veem, além de ser baseada na maneira como nos apresentamos que compreende a boa comunicação, o comportamento adequado e até mesmo como nos posicionamos diante do previsto e / ou inusitado.
Nossa imagem pessoal é essencial para criar relacionamentos saudáveis e sermos profissionais bem-sucedidos.
E o primeiro passo para desenvolvermos a nossa imagem pessoal é o autoconhecimento.
Quando sabemos quem somos externamos o que somos, de fato, e isso é fundamental para conectar com pessoas, ter bons relacionamentos e construir uma imagem positiva, pois nos empodera e com isso conseguimos lidar com nossas emoções, forças e fraquezas.
Desenvolvemos a autoconfiança e isso nos faz enxergar como únicos e que não precisamos ser cópias de outras pessoas.
Além disso, é super importante saber para quem e o que desejamos comunicar, de forma objetiva, clara, assertiva e empática.
Nosso comportamento também é outro pilar fundamental para a percepção de nossa imagem pessoal, gentileza, cortesia, respeito, nos ajuda a criar uma rede de relacionamentos de forma mais saudável e pautada pela ética e comprometimento com o outro.
De nada adianta se trabalharmos toda a nossa parte estética e visual, nossa comunicação e comportamento se não conseguimos sustentar quem somos no online e offline.
Muitos profissionais acabam usando o Marketing Pessoal de forma errada, construindo personagens que ao longo do tempo não se sustentam. Isso gera muito mais que ruídos de imagem, afeta diretamente a credibilidade e reputação, requisitos fundamentais não só nos negócios como na vida.
Preste atenção nos 3 Cs da imagem pessoal: Clareza, Consistência e Coerência. Juntos, eles ajudam a criar uma imagem pessoal forte e confiável, o que é essencial para qualquer profissional; especialmente corretores, que lidam diretamente com os clientes e precisam transmitir confiança.
Aqui, termino com algumas recomendações que podem contribuir com o seu desempenho, além de favorecer sua marca.
- Vista-se de forma adequada e elegante sempre respeitando quem você é;
- Pratique a sua comunicação;
- Fique atento ao seu comportamento e se preciso trabalhe suas emoções;
- Etiqueta não saiu de moda;
- Seja a mesma pessoa no online e offline.
Que a sua imagem pessoal te ajude rumo ao sucesso. Até o próximo encontro.
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*Maria de Fátima Fernandes – Mentoria em Protagonismo Feminino e estrategista de
imagem e comportamento.