Com maior eficiência e personalização para o cliente, IA representa um passo importante do setor rumo à maior inovação
São Paulo, maio de 2025 — A adoção de novas tecnologias está revolucionando o mercado de seguros no Brasil e mudando a forma com que corretoras e seguradoras lidam com o volume de processos em suas operações. A chegada da Inteligência Artificial no setor está fazendo com que fluxos operacionais sejam cada vez mais automatizados, reduzindo custos, acelerando processos e oferecendo experiências mais personalizadas aos clientes. Essa transformação é um movimento muito relevante em um setor que historicamente lida com desafios relacionados à burocracias, volume de trabalho, fraudes e lentidão dos processos.
Pensando nisso, a Pipefy, plataforma de IA e gerenciamento de processos, lançou recentemente seus AI Agents, uma solução que automatiza tarefas, toma decisões e interage com o ambiente empresarial de forma independente. Com agentes desenvolvidos estrategicamente para o mercado de seguros, a plataforma oferece soluções onde corretoras e seguradoras podem se apoiar para automatizar processos-chave de suas operações com a IA.
“A chegada das soluções de IA faz com que corretoras e seguradoras automatizem tarefas repetitivas e de alto volume, como cotações, análise de documentos e bases externas, checagem do perfil do cliente, e gerenciamento de sinistros. Isso libera as equipes para atuarem de forma mais consultiva e estratégica, elevando a qualidade do serviço prestado e fortalecendo o relacionamento com os segurados”, destaca Luiz Siqueira, Gerente de Estratégia da Pipefy.
A Pipefy já mapeou mais de 100 empresas do setor utilizando AI Agents para automação de mais de mil processos em suas operações. Atualmente, já são mais de 150 AI Agents criados e responsáveis por mudar a forma como corretoras e seguradoras fazem a gestão dos seus processos.
IA para seguros na prática
Além de proporcionar ganho operacional para as empresas, as automações por AI Agents do Pipefy também impactam positivamente a jornada do cliente. Com menor tempo de resposta, as corretoras e seguradoras conseguem fornecer cotações mais personalizadas, suporte ao cliente, administração da apólice e maior agilidade no processo de renovação ou cancelamento do seguro.
“Durante o processo de emissão e administração da apólice, os AI Agents do Pipefy apoiam as empresas na extração de dados para um produto mais personalizado e uma resposta mais rápida. Chatbots conversacionais possibilitam consultas automatizadas sobre a apólice e notificações personalizadas para os segurados, além de alertas sobre datas de renovação e recomendação de produtos”, explica Siqueira.
Também para as seguradoras, a Pipefy conta com AI Agents focados na gestão de sinistros e eventos, garantindo maior agilidade no atendimento e redução de custos operacionais. As seguradoras podem contar com agentes que auxiliam na extração de dados, análise de documentos e imagens, verificação de risco e fraude, além da comparação dos dados do sinistro com o que foi contratado pelo cliente na apólice.
“Com a automação impulsionada por IA, o setor de seguros se torna mais ágil, eficiente e centrado no cliente. A expectativa é que, nos próximos anos, a adoção dessa tecnologia seja ainda mais acelerada, consolidando um novo modelo operacional que alia inteligência, performance e excelência no atendimento”, conclui Siqueira.