Maior empresa de concessionárias do país e primeira do segmento a abrir capital no Brasil, AUTOMOB é o quarto negócio operacional listado da SIMPAR
Com o código AMOB3, a AUTOMOB, maior e mais diversificado grupo de concessionárias do Brasil, estreia hoje (16) no segmento do Novo Mercado da B3 sendo a primeira do seu segmento a abrir capital no Brasil. Com isso, torna-se a quarta companhia operacional listada da SIMPAR (SIMH3), juntando-se à JSL (JSLG3), Movida (MOVI3) e VAMOS (VAMO3).
Para Antonio Barreto, CEO da AUTOMOB, a listagem não é um objetivo em si, mas consequência do trabalho de consolidação realizado pela SIMPAR nos últimos dois anos. Esse processo incluiu a forte determinação da AUTOMOB em gerar valor e resultados diferenciados, vantagens competitivas únicas oriundas dos ganhos de escala, capilaridade e sinergias e que, associados ao crescimento orgânico, criaram um grupo com grande potencial de desenvolvimento sustentável.
“Criamos o maior grupo e mais diversificado portfólio de marcas e modelos do mercado de concessionárias no país e temos um potencial enorme a ser explorado – seja em lojas, seja em serviços -, sempre com o compromisso de sermos cada vez mais competitivos no nosso mercado e gerar o maior retorno possível para nossos acionistas”, destaca o executivo.
A AUTOMOB se destaca por sua forte diversificação e capilaridade. Com portfólio de 35 marcas de carros, motos, caminhões, máquinas e equipamentos e 188 lojas em 12 estados no país, a empresa conta com 5,2 mil colaboradores. Considerando os resultados financeiros e operacionais do terceiro trimestre deste ano, vendeu 180 mil veículos, entre leves e pesados e registrou receita líquida de R$ 12,1 bilhões e EBITDA de R$ 439 milhões.
Única companhia aberta do seu segmento no Brasil, a AUTOMOB passa a ter acesso diferenciado ao mercado de capitais, ampliando suas fontes de recursos e de redução do seu custo de capital. A listagem permitirá à empresa utilizar ações com liquidez para realizar movimentos estratégicos, potencializando seu crescimento, tornando-a o Grupo mais bem posicionado para liderar mudanças e contribuir para a consolidação do setor de concessionárias no País.
Mercado
Com mais de 10 empresas listadas, o mercado norte-americano é referência em grupos de concessionárias que atuam com rentabilidade e crescem localmente. Este modelo de negócio também é muito semelhante nos mercados da Inglaterra e na China. Segundo a Anfavea, o mercado automotivo brasileiro é o que mais cresce no mundo. Em 2024, foram mais de 2,6 milhões de veículos emplacados. Ao olhar o negócio de seminovos por exemplo, com uma pulverização ainda maior, a expansão é 5 vezes maior. “O seminovo está presente em lojas pequenas, independentes, multimarcas municipais é um negócio totalmente possível de ser explorado e desenvolvido”, avalia Barreto.