Avança Projeto de Lei para proteção obrigatória de motoristas de aplicativo

Avança Projeto de Lei para proteção obrigatória de motoristas de aplicativo / Foto: Airam Dato-on / Pexels
Avança Projeto de Lei para proteção obrigatória de motoristas de aplicativo / Foto: Airam Dato-on / Pexels

Com a medida, seguradoras inovam em soluções para o mercado

O Projeto de Lei 2330/22 de autoria do deputado Luis Tibé (AVANTE/MG) que, entre outros pontos, obriga as empresas de aplicativo a contratarem seguro em favor dos profissionais, avançou e está sendo analisado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.

A proposta é que essas plataformas passem a fornecer aos seus prestadores de serviços seguros que ofereçam proteção contra acidentes pessoais, invalidez permanente, invalidez temporária e morte em decorrência de acidentes de trânsito durante o exercício da atividade de transporte de passageiros.

Projetos como este reacendem a discussão sobre a importância das empresas de mobilidade e transporte se preocuparem com o bem-estar dos motoristas e, também, dos passageiros transportados.

Um dos fatores que impactam diretamente nessa proposta é o aumento no número de profissionais autônomos que buscam na profissão uma fonte de renda. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último trimestre de 2022, mostra que o Brasil registrou cerca de 25,7 milhões de profissionais autônomos, um recorde histórico. O crescimento foi de 4,7% em relação ao ano anterior.

Para Amanda Nespatti, co-fundadora e head de Marketing, Vendas e Parcerias da IZA, seguradora digital especializada em acidentes pessoais, com o crescimento dos profissionais autônomos é preciso que as empresas que contam com os serviços tenham um olhar mais atento e busquem oferecer benefícios e condições que atendam às suas reais necessidades. “Por diversos fatores, vemos que o número de motoristas autônomos cresceu, seja por uma retração da economia, por necessidade de complemento de renda, por outras condições de trabalho. O seguro é uma necessidade e o mercado oferece produtos personalizados para cada caso”, afirma a executiva.

A IZA está atenta às movimentações e busca a vanguarda no desenvolvimento de novas soluções que possam se adequar a diferentes modelos. Nasceu como uma proposta de seguro direcionada para a categoria de profissionais autônomos, entre eles os motoristas de aplicativos, e oferece proteção financeira em casos de acidentes, com cobertura para despesas médicas e hospitalares, além de diárias por incapacidade temporária, invalidez parcial e permanente, morte acidental e auxílio funeral.

A seguradora ainda se adaptou ao mercado e ampliou o modelo de contratação de seus produtos, com opções de proteção mensal, por dia e também por corrida, atendendo aos mais variados perfis de operação. Com isso, personalizou as apólices para o mercado B2B e B2B2C, conquistando clientes de grande relevância no mercado, o que acelerou o crescimento de segurados em sua base.

No final do ano passado, em um novo marco para se manter na dianteira do setor, ampliou o leque de produtos ao oferecer, entre outras novidades, seguro contra acidentes tanto para motoristas autônomos quanto para passageiros

Para a IZA, a expectativa é ajudar a solucionar as demandas do mercado e atender a classe autônoma que utiliza o veículo como meio de trabalho, não se restringindo apenas a motoristas de aplicativo, mas oferecendo segurança também a taxistas, motoristas de transporte em vans e ônibus, caminhoneiros e empresas de logística e mobilidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Azos lança cobertura inédita por incapacidade temporária
Azos lança cobertura inédita por incapacidade temporária / Reprodução

Azos lança cobertura inédita por incapacidade temporária

Produto garante ao segurado um pagamento de renda caso fique impossibilitado de

Próximo
Susep participa de webinar sobre auditoria prudencial nas seguradoras
Susep participa de webinar sobre auditoria prudencial nas seguradoras / Foto: Anna Shvets / Pexels

Susep participa de webinar sobre auditoria prudencial nas seguradoras

Evento do Ibracon, gratuito e aberto ao público, acontecerá no dia 22 de março

Veja também