Avanços tecnológicos e regulatórios no mercado de crédito são temas de debate em evento da CERC

Fernando Fontes, cofundador e CEO da CERC, durante o evento CERC Connect / Foto: Divulgação
Fernando Fontes, cofundador e CEO da CERC, durante o evento CERC Connect / Foto: Divulgação

Maior registradora do país celebra cinco anos e reúne especialistas e representantes do mercado financeiro para debater inovações no mercado de crédito no Brasil

Em celebração aos seus cinco anos como registradora, a CERC, infraestrutura de mercado financeiro que tem como missão democratizar o mercado de crédito, realizou o evento CERC Connect para debater as inovações tecnológicas e regulatórias e as oportunidades no mercado de crédito a partir do registro de recebíveis. O encontro aconteceu na última sexta-feira (06), no Teatro B32 em São Paulo (SP) e contou com importantes nomes do setor público e privado.

Fernando Fontes, cofundador e CEO da CERC, destacou que a criação da CERC só foi possível graças a evolução tecnológica e regulatória dos registros de recebíveis. “A criação do processamento em nuvem foi fundamental para que pudéssemos analisar e trabalhar uma grande quantidade de dados e de informação em espaços curtos de tempo”, diz o executivo, que completa “somado às regulamentações de registro de duplicatas, arranjos de pagamentos, imobiliário, agro e FIDCs, foi possível construir soluções para que bancos e fintechs realizem negócios com mais segurança e ampliar e democratizar o acesso ao crédito no Brasil para empresas de todos os portes e setores”.

Na primeira etapa do debate, o foco foi a redução dos juros e o aumento da oferta de crédito a partir dos avanços regulatórios nas últimas décadas no Brasil. Apesar do crescimento da taxa básica de juros em anos recentes, o spread bancário caiu e houve queda nas taxas de juros cobradas dos clientes na antecipação de recebíveis. A conversa contou com participação de Otávio Ribeiro Damaso, Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, e Rodrigo Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras e ex-Presidente da Câmara dos Deputados, com mediação de Marcos Lisboa, economista e ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Na sequência, Fontes atuou como mediador da conversa entre Mario Mello, vice-Presidente Pessoa Física e Digital do Banco Safra, e Raphael Linares, Diretor Jurídico e de Frota da Azul, sobre casos concretos e benefícios reais dos registros de ativos, como a Azul, que utilizou registros de recebíveis feitos na CERC como garantias aos seus credores durante o processo de reperfilamento de sua dívida.

Durante a segunda metade do encontro, os convidados discutiram sobre como a inovação e tecnologias disruptivas como Inteligência Artificial (IA) generativa podem trazer mais segurança, agilidade e melhores decisões para o ecossistema financeiro. Participaram do painel Ronaldo Ama, Líder Global de Dados do Google, Eduardo Joia, CTO e Diretor Geral da Indústria de Serviços Financeiros da Microsoft na América Latina e Rodrigo Nasser, sócio fundador da Aster Capital, além de Ashish Majmundar, Líder Global de Mercado de Capitais do Google.

Atualmente, a CERC processa 100 mil transações por segundo. “Um volume tão grande de dados exige segurança extrema. Por isso, o avanço tecnológico é de suma importância para que possamos tratar os dados com máxima segurança e alta privacidade, entendendo que isso traz benefícios para todas as empresas que realizam negócios conosco”, finalizou o CEO da CERC.

Marcelo Maziero, cofundador e presidente do Conselho de Administração da CERC, agradeceu a participação do público. “O debate foi muito rico e reforça o que acreditamos na CERC desde o início da empresa: a importância da inovação e da tecnologia. Espero que o evento tenha sido inspirador para todos os convidados”, diz.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
MAG Seguros marca presença em evento organizado pela SICOOB em Trancoso
Nilton Molina, Presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros e Vice-Presidente do Conselho de Administração do SICOOB / Foto: Divulgação

MAG Seguros marca presença em evento organizado pela SICOOB em Trancoso

Encontro promovido pelo SICOOB reuniu líderes de cooperativas de Minas e da

Next
Novo Marco das Garantias aprovado pela Câmara amplia apetite do mercado segurador
Glauce Carvalhal, diretora jurídica da CNseg / Foto: Divulgação

Novo Marco das Garantias aprovado pela Câmara amplia apetite do mercado segurador

Novo marco trará benefícios a todos os envolvidos, incluindo tomadores e

You May Also Like