Ao trabalhar a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de Tecnologia, Escola da Nuvem foi uma das organizações selecionadas para o projeto
Uma ONG brasileira foi a única do país selecionada para participar de um programa global de aceleração para empreendimentos sociais, o AWS & Deloitte Social Entrepreneur Accelerator (SEA), promovido pela Amazon Web Services (AWS) em parceria com a Deloitte. Iniciativas do mundo todo puderam se inscrever na oportunidade, mas apenas 33 organizações foram escolhidas para a mentoria, uma delas sendo a Escola da Nuvem, de atuação nacional e a única selecionada do país para participar. Para a escolha, foram considerados o impacto já gerado pela ONG na sociedade e o impacto futuro projetado. No programa, também estiveram presentes outras organizações da América Latina, Europa e África.
Focado em apoiar empreendedores e organizações sociais, o programa oferece um ano de acompanhamento estratégico e tecnológico para ajudar as instituições a escalarem modelos de negócio com foco em sustentabilidade e impacto social. “O programa tem dois grandes objetivos: o primeiro é desenvolver os executivos e empreendedores sociais para que eles sejam mais estratégicos e consigam mensurar melhor os impactos gerados pelas suas organizações. O segundo é o suporte técnico e consultivo da Deloitte e da AWS, que oferecerão ferramentas e acompanhamento contínuo para que possamos alcançar esses objetivos”, comenta Ana Letícia Lucca, CRO da Escola da Nuvem.
A primeira fase do programa já aconteceu e foi realizada na África do Sul, quando os participantes apresentaram planejamentos e definiram metas de crescimento e impacto para os próximos 12 meses. Na ocasião, os representantes das organizações também participaram de alguns workshops e treinamentos de apoio consultivo. Agora, haverá um acompanhamento bimestral que funcionará como uma mentoria. A Deloitte oferecerá apoio em temas relacionados a desenvolvimento organizacional, gestão e planejamento estratégico, enquanto a AWS contribuirá com soluções tecnológicas e suporte técnico para acelerar os projetos de transformação digital das organizações envolvidas.
Ana Letícia explica que o investimento das companhias em cada organização participante não se dará por meio de aporte financeiro direto, mas sim com o desenvolvimento de soluções, acesso a consultorias especializadas e a tecnologias que, na prática, representam um valor significativo. “A continuidade desse apoio é fundamental para que organizações como a nossa possam estruturar melhor seus processos, escalar suas operações e ampliar o impacto social de forma sustentável e com base em dados”, conclui a especialista. Além da Escola da Nuvem, outras duas organizações da América Latina foram selecionadas: uma empresa de impacto ambiental de Campinas (SP) e uma ONG do Peru, reforçando a presença regional no programa.