Festival reafirma a importância da aproximação entre Brasil e França por meio do cinema, reforçando laços históricos e culturais que transcendem fronteiras
Entre os dias 07 e 20 de novembro, o Festival Varilux de Cinema Francês retorna às telas brasileiras em mais de 80 cidades, consolidando-se como o maior festival de cinema francês fora da França. Em sua 15ª edição, o evento se destaca não apenas pelo amplo alcance, mas também pela valorização da diversidade cultural. Com o apoio da AXA no Brasil, o Festival reafirma a importância da aproximação entre Brasil e França por meio do cinema, reforçando laços históricos e culturais que transcendem fronteiras.
Desde sua primeira edição, o Festival Varilux já reuniu cerca de dois milhões de espectadores e apresentou mais de 300 filmes, incluindo sessões gratuitas que promovem o acesso ao cinema francês e democratizam a cultura. Em um contexto onde as salas de cinema enfrentam desafios e os filmes independentes perdem espaço para grandes produções norte-americanas, o evento resiste como um símbolo de diversidade cultural, oferecendo ao público brasileiro uma seleção de obras que inclui dramas, comédias, thrillers e animações.
Seleção especial de filmes para o público brasileiro
A programação deste ano conta com produções inéditas que foram exibidas no Festival de Cannes de 2024, como o esperado “O Conde de Monte-Cristo”, que já levou 7 milhões de espectadores aos cinemas na França. Entre os títulos, destacam-se filmes que abordam temas atuais, como “Diamante Bruto” e “Ouro Verde”, ao lado de produções históricas como “Bolero” e “A Favorita do Rei”. Também serão homenageados o ator Alain Delon, com a exibição de “O Sol por Testemunha”, e o cineasta François Truffaut, através de um documentário que explora sua vida e obra.
O festival também oferece uma série de eventos paralelos, incluindo sessões ao ar livre no Rio de Janeiro, uma palestra do renomado crítico Jean-Michel Frodon e uma mostra de filmes em realidade virtual. Em São Paulo, o laboratório de redação de roteiros, que promove há oito anos a colaboração entre França e Brasil, recebeu um número recorde de 280 projetos, evidenciando o sucesso da iniciativa.
AXA no Brasil: compromisso com a cultura e diversidade
Durante a abertura do Festival, executivos da AXA no Brasil comentaram sobre o apoio ao evento, ressaltando o compromisso da companhia em promover a diversidade cultural e fortalecer os laços com o Brasil. Danielle Fagaraz, Diretora Comercial Digital, Marketing e Clientes da AXA no Brasil, destacou a importância da exposição da marca em eventos culturais. “Como uma empresa francesa, a AXA fez questão de estar aqui hoje apoiando o Festival Varilux, uma forma de continuar esse processo de exposição da marca”, comentou. “É um prazer imenso estar aqui hoje, vendo a marca exposta e garantindo que a gente chegue cada vez mais próximo dos nossos públicos, corretores e clientes”.
Gustavo Rey de Carvalho, Diretor Comercial da AXA no Brasil, também enfatizou o papel do festival como um espaço para fortalecer relações e promover a cultura. “Para a gente é um enorme prazer, primeiro, receber nossos parceiros e divulgar aqui no Brasil a cultura francesa. Ser patrocinador do Festival Varilux de Cinema Francês é algo excepcional, que incentiva a cultura, o conhecimento e nos aproxima ainda mais dos nossos parceiros, indo além de seguros para falar sobre cinema e cultura francesa”, afirmou.
Para Antoine Gérard, CFO da AXA no Brasil, o evento representa uma oportunidade única de aproximação cultural. “Está muito relacionado ao objetivo desse festival, de divulgar e aproximar cada vez mais as culturas francesas e brasileiras, as culturas europeias e, mais que isso, as culturas do mundo”, disse. “Estou com orgulho imenso também de poder divulgar cada vez mais a marca AXA, o propósito da empresa e suas soluções em todo o Brasil”.
Com a promessa de uma programação rica e diversificada, o Festival Varilux de Cinema Francês reafirma a potência do cinema como ferramenta de intercâmbio cultural e celebração de valores que vão além do entretenimento.
Ver essa foto no Instagram