MAPFRE

B3 adquire participação na CRDC, empresa fundada pela Associação Comercial de São Paulo em 2014

Foto por: fauxels/ Pexels
Foto por: fauxels/ Pexels

Operação também prevê uma parceria de longo prazo entre a Associação Comercial de São Paulo e B3, visando fortalecer os produtos e serviços oferecidos a pequenas e médias empresas

A B3 fechou um acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para a aquisição de 60% do capital da Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC), empresa especializada em prover serviços de tecnologia para agentes do setor de concessão de crédito, além de operar como infraestrutura de mercado.

A operação prevê o pagamento pela B3 de R$ 15 milhões no fechamento. Há a possibilidade de exercício da opção de compra do percentual remanescente do capital social da CRDC a partir de 2030, sujeita ao atingimento de determinadas metas. Como parte da estratégia conjunta, a operação também envolve uma parceria de longo prazo com a ACSP visando fortalecer os produtos e serviços oferecidos pela CRDC e pela B3.

A CRDC foi criada em 2014 com a finalidade de centralizar informações sobre recebíveis e facilitar o acesso ao crédito para pequenas e medias empresas no Brasil. Atua no fornecimento de sistemas para formalização e emissão de instrumentos para antecipação de recebíveis e lastro de crédito, além de ser infraestrutura de mercado autorizada a atuar como registradora de ativos, contexto no qual é regulada e supervisionada pelo Banco Central.

Estratégia

A aquisição da CRDC faz parte da estratégia de posicionamento da B3 como solução de infraestrutura na jornada de crédito, com foco na aproximação ao setor produtivo, especialmente pequenas e médias empresas. Também reforça o desenvolvimento de produtos e serviços para o novo mercado de duplicatas escriturais, que passa por uma transformação regulatória que deve trazer mais transparência.

“A CRDC tem participação importante na originação de recebíveis, com presença no mercado de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e na economia real. A parceria com a Associação Comercial de São Paulo busca utilizar essa capilaridade de atuação para trazer benefícios às pequenas e médias empresas, e a aquisição da CRDC fortalece o objetivo da B3 de oferecer soluções para todas as etapas da jornada de crédito”, disse André Veiga Milanez, diretor-executivo Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores da B3.

“A CRDC vai continuar na sua missão de facilitar o acesso de pequenas e médias empresas a crédito, e de melhorar o ambiente de negócios para pequenos empresários. Mas, a partir de agora, irá contar com toda a estrutura da B3, que certamente nos ajudará a chegar cada vez mais a esses agentes, tão importantes para o funcionamento da economia brasileira”, diz Ivan Lopes, CEO da CRDC.

A operação de aquisição da CRDC depende de outras condições usuais para esse tipo de transação, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o cumprimento do requisito regulatório de notificação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

Total
0
Shares
Anterior
HDI Seguros anuncia reposicionamento de marca com foco em confiança e eficiência
HDI Seguros anuncia reposicionamento de marca com foco em confiança e eficiência / Foto: Divulgação

HDI Seguros anuncia reposicionamento de marca com foco em confiança e eficiência

Com ampla oferta de produtos e atuação evolutiva, companhia reforça o propósito

Próximo
Reconhecimento à excelência: SETCERGS premiará empresas no Programa de Segurança Viária
Simulado de Emergência faz parte do Programa

Reconhecimento à excelência: SETCERGS premiará empresas no Programa de Segurança Viária

Cerimônia durante a TranspoSul valoriza práticas inovadoras e alinhadas à ISO

Veja também