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B3 auxilia Susep e seguradoras na implementação da nova plataforma de consulta de seguros

B3 auxilia Susep e seguradoras na implementação da nova plataforma de consulta de seguros/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação / B3

Ferramenta faz parte da modernização do SRO, sistema responsável por dar visibilidade a dados como apólices, contratos, sinistros, entre outras informações

Nesta segunda-feira (13), a Susep (Superintendência de Seguros Privados) lançou o Sistema de Consulta de Seguros, plataforma que permitirá que qualquer pessoa pesquise as suas apólices de seguro por meio do “gov. br”, ferramenta do governo federal que reúne diferentes serviços para os cidadãos brasileiros.

Essa consulta, que dará ao consumidor de seguros total transparência e visibilidade das condições dos contratos que estão em seu nome, faz parte do aprimoramento do SRO (Sistema de Registro de Operações), um projeto de modernização do envio de dados à Susep pelas empresas participantes do mercado supervisionado pela entidade.

A B3, bolsa do Brasil, é a provedora da infraestrutura para os registros das operações de seguro pelas empresas participantes e, para o funcionamento deste novo serviço, desenvolveu uma API (Interface de Programação de Aplicação, na sigla em inglês) para a Susep e o “gov. br”. Na prática, será por meio dessa tela que o consumidor poderá checar os seus dados e avaliar se existe alguma cobrança em aberto, um contrato indevido em seu nome ou se os seus contratos estão ativos, por exemplo.

A B3 é a maior registradora de operações de seguros, com cerca de 80% de participação no mercado. A bolsa prestou suporte tecnológico para que a Susep e as seguradoras pudessem criar os ambientes virtuais necessários para a operação e inserissem os dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“Essa entrega está conectada com o propósito da B3 de contribuir para que o mercado financeiro e o mercado de seguros estejam alinhados com o que há de mais avançado em termos de transparência, modernização de processos e sustentabilidade. Ao todo, foram mais de duas décadas em que o setor se debruçou sobre esse tema, com o objetivo de levar benefícios concretos para o consumidor”, comenta Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.

Esse é mais um passo para a implementação do Open Insurance, iniciativa da Susep que integra o mercado segurador e possibilita que o consumidor compartilhe suas informações entre diferentes empresas credenciadas pela autarquia, a fim de obter maior controle dos seus próprios dados, além de acesso a produtos personalizados e ofertas mais adequadas ao seu perfil.

Com o Sistema de Consulta de Seguros, a previsão é que 800 milhões de apólices estejam disponíveis para pesquisa. Esse número, porém, será ainda maior, uma vez que algumas categorias, como previdência e capitalização, deverão entrar na plataforma em um momento posterior.

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