Parceria entre a bolsa, a Boogie Naipe e a Planejar terá terceira edição em 2026 com participantes de Salvador (BA)
A B3, bolsa do Brasil, capacitou 34 pequenos empreendedores de comunidades periféricas e do interior dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo na segunda edição do curso “Educação Financeira para Empreendedores”, realizado em parceria com a Boogie Naipe e a Planejar. A formatura aconteceu na segunda-feira (13), no espaço cultural Cafofo da Nega, no território conhecido como Pequena África, na zona portuária do Rio.
O sucesso da primeira edição do programa motivou a antecipação do início das aulas da segunda turma, incluindo mais empreendedores e ampliando a abrangência demográfica. “A primeira turma formou 28 pessoas de São Paulo e os resultados foram extremamente positivos. Isso nos incentivou a iniciar a segunda turma mais cedo para atender à demanda crescente e coletar mais dados para aprimorar nosso curso”, explicou Marina Naime, gerente de educação financeira da B3.
Desta vez, foram certificados 27 mulheres e 7 homens, que atuam em setores como moda artesanal, estética, tapeçaria e ensino. O curso teve duração de dois meses e foi oferecido gratuitamente de forma online, abordando temas como planejamento financeiro, controle de despesas, formação de preços, acesso a crédito, gestão de dívidas e planejamento de longo prazo. Os participantes contaram com acompanhamento individual feito por planejadores financeiros CFP®.
Com essa iniciativa, a B3 e as empresas parceiras reafirmam seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo e a inclusão econômica. “A educação financeira é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Ao capacitar pequenos empreendedores, proporcionamos ferramentas essenciais para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios participantes”, afirma Naime.
A próxima turma do curso “Educação Financeira pra Empreendedores” está prevista para iniciar em março de 2026 e será focada em empreendedores de Salvador, expandindo o alcance do projeto para além do eixo Rio-São Paulo e promovendo um desenvolvimento econômico mais sustentável.