A B3 reforçou sua estratégia para o mercado de criptoativos durante o painel “B3 virou cripto? O que está por trás dos contratos futuros na Bolsa”, realizado nesta sexta-feira (25), na “Arena Trader” da Expert XP. O debate contou com a participação de Marcos Skistymas, diretor de produtos da B3 e Bruno Marques, da Academia Cripto, que mediados por Alex Carvalho, analista da XP, falaram sobre as transformações no cenário para traders e investidores.
O bate-papo abordou as soluções recentes da bolsa, como a redução dos contratos de Bitcoin, Ethereum e Solana, além do lançamento do novo Contrato Futuro de Ouro (GLD), que visam democratizar o acesso dos investidores a esses derivativos. Skistymas explicou que as mudanças – além de diminuir o tamanho dos contratos, também baixou a margem de garantia -, foram uma resposta direta às demandas do mercado, buscando atrair um número maior de investidores de varejo para o ambiente regulado da bolsa.
Durante sua fala, o executivo ressaltou o compromisso da B3 em ouvir os clientes e evoluir constantemente sua prateleira de derivativos. “A bolsa brasileira está sempre atenta às oportunidades e que estuda continuamente novas soluções e produtos para ampliar as alternativas disponíveis para os investidores, em linha com as tendências e necessidades do mercado”, disse Skistymas.
O painel também enfatizou as vantagens de operar em um ambiente regulado como o da B3, destacando a segurança, a transparência nos custos e a liquidez garantida por formadores de mercado. Os participantes concluíram que, ao oferecer um ecossistema robusto, a bolsa proporciona uma alternativa mais segura e eficiente em comparação com mercados não regulados.