Parceria combina importantes sinergias entre as empresas e traz benefícios ao mercado de seguros
A B3, bolsa do Brasil, e a Lina Infratech, provedora de tecnologia para compartilhamento seguro de dados em ecossistemas digitais, firmaram parceria para a criação de uma solução voltada para assegurar o compartilhamento de dados e, assim, auxiliar as seguradoras na adequação às normas do Open Insurance, que já estão em vigor com uma próxima entrega em 2 de janeiro de 2023.
O objetivo é habilitar as instituições para operarem no ecossistema oficial de compartilhamento de dados e serviços da Susep, garantindo o cumprimento dos prazos regulatórios e total aderência aos requisitos de certificação, padronização e segurança, apoiando as seguradoras em todas as fases da jornada de implantação do Open Insurance.
“O prazo para a adequação às normas está se aproximando e ainda há muitas empresas que precisam de ajuda. Na B3, seguimos com a proposta de fornecer toda a infraestrutura para que a seguradora cumpra as normas, mas também para facilitar a gestão e a troca de informações entre as partes, de forma prática, consistente e segura”, comenta Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.
A B3 já opera o Sistema de Registro de Operações (SRO) e atua como provedor da infraestrutura para os registros das operações de seguro pelas participantes, que devem informar dados como apólices e contratos similares, endossos, fluxos financeiros, sinistros, entre outras informações, além de prover soluções de Analytics e tecnologia para Seguros. A Lina possui expertise e excelência no desenvolvimento e sustentação de tecnologia de compartilhamento de dados e serviços voltada ao Open Insurance.
“A união de forças entre as empresas traz um grande benefício ao mercado de seguros, que agora pode contar com uma solução robusta e com o suporte do time comprovadamente mais capacitado do mercado brasileiro para atender os requisitos e prazos regulatórios, mas também para explorar as oportunidades de negócios que surgem com o compartilhamento de dados e serviços. Estamos muito animados e confiantes de que esta será uma parceria de grande sucesso e que terá um impacto transformador no mercado brasileiro de seguros”, comenta Marcio Castro, CEO da Lina Infratech.
Como grande parte das informações necessárias para a adequação ao Open Insurance já estão registradas na B3, no SRO, a proposta da parceria une a segurança da infraestrutura da B3, usando os dados do SRO e Analytics, com a expertise da Lina, aproveitando o ecossistema da empresa e permitindo que a seguradora se adeque rapidamente ao Open Insurance, sem a necessidade de montar uma infraestrutura própria no seu ambiente para dar sustentação a essa demanda.
A solução é modular, flexível e permite o atendimento às necessidades da seguradora, independentemente da fase de desenvolvimento em que ela se encontra.
A parceria já conta com algumas seguradoras em fase de produção e outras em fase de implantação, com as etapas da fase 2 em conformidade com o cronograma regulatório.