A B3, a bolsa do Brasil, e a Zuvia, plataforma de crowdfunding de investimentos, firmaram parceria para realizar a tokenização de ativos e negociação subsequente de Contratos de Investimento Coletivo (CIC).
A B3 conta com uma solução customizável, voltada para plataformas de crowdfunding, que permite a tokenização dos Contratos de Investimento Coletivo e dos ativos emitidos nas plataformas de crowdfunding durante as captações primárias. Esses tokens podem ser negociados posteriormente pelas plataformas que utilizam a tecnologia da B3, com liquidação financeira via PIX, controle de titularidade e rastreabilidade das operações, garantindo aos investidores a facilidade e segurança na compra e venda de suas participações.
Em sua primeira operação utilizando a tecnologia da B3, a Zuvia disponibilizou 551.000 tokens de emissão da Blue Ventures, empresa do mercado imobiliário especializada em loteamentos residenciais e condomínios de médio e alto padrão. A captação é referente ao investimento em um empreendimento residencial em Bauru, no interior de São Paulo.
“Este é um marco histórico para o crowdfunding no Brasil. A tokenização possibilita que investimentos realizados em captações primárias sejam negociados de forma simples, transparente e acessível, ampliando a confiança e democratizando o acesso ao mercado de capitais. Em parceria com a B3, conseguimos estruturar um mercado subsequente que oferece liquidez e segurança aos investidores. A Zuvia nasceu com o propósito de conectar tecnologia e investimento, e essa parceria nos consolida como referência em inovação no setor financeiro”, comenta Jonatas Montanini, CO-CEO e Co-Founder da Zuvia.
“A B3 tem o compromisso de apoiar o crescimento de startups e pequenas e médias empresas, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento da economia. A plataforma de financiamento coletivo é, muitas vezes, o primeiro passo das empresas no mercado de capitais e, com essa tecnologia, atendemos a uma demanda crescente das empresas por mais opções de financiamento, além de facilitar a democratização dos investimentos”, comenta Flávia Mouta, diretora de Emissores e Relacionamento da B3.
A negociação subsequente de contratos de investimentos foi permitida a partir da Resolução CVM 88, atualizada em 2022, que possibilita plataformas de crowdfunding atuarem como intermediadoras da compra e venda de títulos das empresas que realizarem ofertas em sua plataforma.
A B3 é responsável por oferecer toda a infraestrutura para tokenização e negociação de ativos no mercado subsequente, enquanto as operações continuam a ser gerenciadas pela Zuvia, assim como todo o relacionamento com empresas e investidores.