Bolsa de valores do Brasil integra o Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index pela primeira vez
A B3 entra pela primeira vez para o grupo de melhores empresas de mercados emergentes em práticas ESG. A bolsa de valores do Brasil atingiu performance nas dimensões ambiental, econômica, de governança e social que a credenciam a integrar o Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index, índice considerado referência global no mercado financeiro. A empresa passa a compor o indicador a partir do dia 10 de fevereiro.
A B3 está no top 10% do grupo de mercados emergentes no segmento de Serviços Financeiros e Mercado de Capitais. A companhia participa ativamente da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da S&P Global desde 2022 e atingiu sua melhor pontuação da série histórica em 2024.
“Desde 2022, estamos em uma jornada de evolução contínua das nossas práticas ESG, utilizando as diretrizes das agências internacionais e do ISE B3 como ferramentas para aprimorar nossas práticas. Integrar a carteira de 2024 é o resultado do nosso compromisso com a sustentabilidade e com uma comunicação transparente e consistente para toda a sociedade”, afirma Janaína Vilella, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na B3.
Além do Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index, a B3 integra também outros 5 índices ESG: o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), o Índice de Diversidade (IDIVERSA B3) e o FTSE4Good Index Series. Conheça mais sobre as práticas ESG da B3.
Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index
O Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index é formado por empresas líderes de sustentabilidade de mercados emergentes, conforme identificados pela S&P Global por meio da Corporate Sustainability Assessment (CSA). O índice representa os 10% principais das 800 maiores companhias em 20 mercados emergentes com base em critérios econômicos, ambientais e sociais de longo prazo.
Metodologia
O DJSI World aplica um processo de seleção de componentes transparente e baseado em regras com base nas pontuações totais de Sustentabilidade das empresas que fazem parte da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa Global (CSA) anual da S&P. Apenas as empresas mais bem classificadas em cada setor são selecionadas para inclusão na família do Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Nenhum setor é excluído deste processo.