A B3, a bolsa do Brasil, entregou a primeira etapa da modernização da infraestrutura de tecnologia para sua central depositária de renda variável, ambiente responsável pela manutenção e tratamento dos ativos negociados em bolsa.
Com conceitos modernos de arquitetura e tecnologia orientada a eventos, foi desenvolvida a estrutura da nova plataforma, proporcionando aumento na capacidade de processamento, maior tempo de disponibilidade e flexibilidade para viabilizar novos produtos e serviços de forma mais ágil para o mercado. O projeto está sendo realizado em parceria com a empresa sueca Vermiculus, especializada em soluções para infraestruturas de mercado.
“Contando com uma arquitetura moderna e a aplicação de novas tecnologias, como DLT, inteligência artificial e streaming de dados, aliadas à parceria estratégia com a Microsoft para uso de cloud, ampliaremos significativamente a capacidade e oferta de serviços da central depositária da B3, agregando valor e dando o suporte necessário para o crescimento contínuo do mercado de capitais no Brasil”, comenta Rodrigo Nardoni, vice-presidente de Tecnologia da B3.
A nova plataforma já foi disponibilizada aos participantes da central depositária, que passaram a ter acesso a autosserviços de informações customizadas da custódia de ativos e dados cadastrais de investidores. Além disso, estão em fases de testes soluções em DLT para auxiliar no processo de reconciliação dos participantes, que passam a ter acesso a informações da central depositária em near real time por meio de APIs ou diretamente em rede permissionada.
“O uso da tecnologia de microsserviços, com alto nível de independência entre eventos, permitirá que novas funcionalidades sejam inseridas na plataforma de forma mais rápida, ágil, respondendo às necessidades dos clientes e à evolução do mercado de capitais com mais eficiência”, ressalta Viviane El Banate Basso, vice-presidente de Pós-Negociação e Emissores da B3.
O mercado de capitais brasileiro apresentou aceleração importante nos últimos anos, passando de 600 mil contas de pessoas físicas em 2016 para 6 milhões em 2024. A nova tecnologia prepara a depositária para suportar os novos ciclos de crescimento nos próximos 15 anos com a escalabilidade e capacidade que os conceitos mais modernos da tecnologia em nuvem dispõem.
“A plataforma escalável e robusta da Vermiculus, VeriSafe, foi projetada para atender às demandas de depositárias com grandes volumes e alta complexidade. Ela oferece suporte a uma ampla gama de tipos de ativos e eventos corporativos complexos, graças à sua arquitetura inovadora”, diz Taraneh Derayati, CEO da Vermiculus.