Novo IDAP5 B3 reflete a inflação mais uma taxa de juros, dando a opção de o investidor ter acesso a um indicador com característica similar aos títulos de inflação
A B3, a bolsa do Brasil, acaba de lançar o IDAP5, novo índice de renda fixa que acompanha o resultado de uma carteira teórica de contratos futuros de cupom de IPCA, conhecidos no mercado como DAP.
O IDAP5 B3 refletirá a variação do IPCA mais uma taxa de juros fixa, como acontece nos títulos de inflação do mercado.
“Os índices ajudam a criar alternativas para o investidor acompanhar determinados mercados. No caso do IDAP5 B3, a rentabilidade está associada ao IPCA mais uma taxa de juros (cupom), um ótimo comparativo para investimentos de renda fixa que acompanham o IPCA”, afirma Henio Scheidt, gerente de Índices da B3.
O lançamento de novos índices amplia as oportunidades para o mercado e reforça o papel da B3 como principal provedora de índices no Brasil. “Com o lançamento de produtos de investimentos ligados a eles, o investidor pode inserir essa estratégia em seu portfólio sem a necessidade de renovar a compra de títulos com essa característica ou mesmo se preocupar com os vencimentos. É uma forma de unir os benefícios da renda fixa e de produtos listados como o ETF”, destaca.
O cálculo do índice será disponibilizado no site da B3.
Metodologia
O IDAP5 B3 será formado por uma carteira teórica de contratos futuros de cupom de IPCA e compra de ativos que reflitam uma rentabilidade de 100% da taxa DI.
A carteira é composta por cinco contratos do DAP, com vencimentos nos próximos 5 anos, considerando os vencimentos em maio para anos ímpares e em agosto para anos pares. Os contratos serão ponderados igualmente no índice no dia do rebalanceamento.
Contrato futuro de cupom de IPCA (DAP)
O DAP é um derivativo que funciona como uma ferramenta de proteção contra flutuações da taxa de juro real brasileira. O cupom de IPCA é a taxa de juro real calculada pela diferença entre a taxa média dos depósitos interfinanceiros de um dia (DI) e a inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O DAP é umas das principais ferramentas usadas pelo mercado para hedge de títulos públicos e privados, troca de indexadores e para olhar trajetória da inflação em nosso país.