Composição feita a partir da movimentação do principal índice do mercado ganha vida com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, em campanha de fim de ano criada pela Tech & Soul
A relação entre números e música é mais antiga do que se pode imaginar. A lógica e a precisão matemática encorpam a estrutura necessária para que a música aconteça, e a teoria musical utiliza conceitos matemáticos para definir ritmos e proporções para criar escalas, harmonias e melodias. Usando esta relação quase simbiótica, a B3, a bolsa do Brasil, transformou o desempenho do Ibovespa B3 ao longo de 2024 em notas musicais que deram origem a uma sinfonia em sua campanha de fim de ano, criada pela agência Tech & Soul.
O Ibovespa B3 é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, reunindo as empresas mais representativas listadas na bolsa do Brasil. Os dados deste termômetro da economia brasileira foram a base da composição “Frequência do Brasil”. Os números do índice foram transformados em música pelo cientista de dados Alexandre Algranti e pelo compositor e programador Dino Vicente. No filme da campanha, a obra é tocada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, sob a regência do maestro Edilson Ventureli. Fundado em 1996, o Baccarelli é apoiado pela B3 desde 2022.
“A campanha busca mostrar como a B3 faz parte do dia a dia dos brasileiros, e a sinfonia homenageia todas as pessoas e empresas que têm na bolsa do Brasil uma parceira para a realização de seus projetos. Além disso, a presença do Instituto Baccarelli reforça um de nossos pilares, que é investir no legado da arte e apoiar a transformação social por meio da educação”, diz Bruna de Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3.
Para Flavio Waiteman, fundador e CCO da Tech & Soul, “a B3 reafirma seu compromisso com a educação financeira e a democratização do acesso aos mercados, utilizando a música como ferramenta para inspirar e conectar as pessoas. A composição traduz números complexos em emoções palpáveis para desejar movimento, ritmo e melodia em 2025”.
Produzido pela Eva Filmes e Blood Audio, o filme será divulgado nas redes sociais da B3, além das mídias online.