Nova ferramenta baseada em inteligência de dados irá oferecer um serviço mais personalizados para os corretores de seguros
O mercado de seguros no Brasil apresentou um crescimento significativo em 2023, conforme dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Com um aumento de 9% em relação ao ano anterior, o setor alcançou uma arrecadação total de R$ 388,03 bilhões. Esse crescimento expressivo reflete a contínua expansão e estabilidade do mercado de seguros no país. Para o ano de 2024, as expectativas são igualmente positivas, com projeções de um crescimento ainda maior.
Com aproximadamente 125 mil corretores de seguros registrados na Susep, que juntos são responsáveis por cerca de 80% da venda de apólices (contratos de seguros) em território nacional, esses profissionais representam a espinha dorsal do mercado de seguros.
Adaptando-se às inovações tecnológicas, estão fortalecendo sua presença no mercado e simplificando suas operações, que agora se orientam cada vez mais para um modelo consultivo.
Diante desse panorama, os corretores de seguros passarão a contar com uma nova solução que une inteligência artificial e análise de dados, a fim de tornar o serviço desses importantes profissionais cada vez mais assertivo e personalizado. Articulada pela Tech Trail, insurtech que utiliza big data e inteligência artificial para avaliar riscos e a Baeta Assessoria de Seguros, empresa que presta atendimento comercial, técnico e operacional para os corretores de seguros, a solução a ser desenvolvida oferecerá aos corretores a capacidade de otimizar suas operações comerciais em várias frentes.
A solução desenvolvida oferecerá aos corretores a capacidade de otimizar suas operações comerciais em várias frentes. Com ela, os corretores contarão com suporte avançado em análise de dados, precificação e personalização de políticas com base em informações detalhadas sobre os clientes e detecção de fraudes. “A estratégia é gerar novas oportunidades aos corretores através da inteligência de dados, somada a gestão de relacionamento com clientes, atendendo a todas as etapas de uma venda. Os canais digitais facilitam a conexão recorrente com o consumidor, que vai além do relacionamento pontual da cotação e venda do produto”, comenta João Arthur Baeta Neves, diretor da Baeta Assessoria de Seguros.
Com previsão de lançamento para maio de 2024, Castelano Santos, CEO da TechTrail, destaca que a plataforma em desenvolvimento representa um avanço significativo para o setor de seguros e para os corretores. “A plataforma oferecerá aos corretores de seguros uma gama de ferramentas e recursos inovadores, que lhes permitirão oferecer um serviço mais personalizado e eficiente aos seus clientes. Além disso, buscamos expandir o acesso ao seguro para segmentos da população atualmente sub atendidos, promovendo inclusão financeira e proteção para um número maior de brasileiros”, comenta.