Instituição financeira modernizou sistemas e transformou sua infraestrutura digital com solução da multinacional
O Banco Bmg, pioneiro na oferta de crédito consignado no Brasil, transformou sua infraestrutura digital com apoio da Sensedia, líder em soluções de API Management na América Latina.
Com resultados como redução de 80% no tempo de criação e gestão de APIs, de 87% no tempo de login no app mobile e a capacidade de processar mais de 2 bilhões de requisições por mês, o case foi apresentado no API Experience (APIX), um dos principais eventos de negócios e tecnologia da América Latina, em São Paulo, no mês passado.
O Banco Bmg identificou a modernização como uma oportunidade para se posicionar à frente da curva tecnológica, impulsionar sua jornada digital e oferecer uma experiência inovadora e alinhada às expectativas de seus clientes com agilidade e segurança.
“Estamos com um aumento significativo no número de clientes e, consequentemente, na complexidade das operações. Para sustentar esse avanço, a modernização da infraestrutura tecnológica tornou-se indispensável, já que nos permitiu crescer com segurança e escalabilidade, de acordo com as exigências do mercado”, conta Jadson dos Reis Vieira, gerente de TI no Banco Bmg.
Superando desafios do legado
Antes da parceria com a Sensedia, o Banco Bmg enfrentava desafios relacionados à integração, com APIs publicadas em um API Gateway legado – o que dificultava a criação de novas integrações por falta de atualizações.
“Gerenciamos cerca de 300 APIs e mais de 1.600 operações com diversas aplicações consumidoras dessas integrações, tornando a modernização do API Gateway um processo bastante significativo, que exigia precisão e cuidado extremos. Por conta disso, a transição de um gateway para outro precisava de uma operação minuciosa”, explica o gerente de TI do banco.
Com o aumento do volume de transações e novas demandas digitais, tornou-se evidente a necessidade de uma plataforma de API Management mais moderna e escalável.
“O resultado foi uma modernização completa e bem-sucedida das integrações e de todas as suas dependências, reduzindo ao máximo os impactos operacionais e sem interrupções na operação do banco”, conta Fernanda Vasconcelos, gerente de TI para os setores de Finance e Energia na Sensedia. “A parceria demonstra como a modernização da infraestrutura de APIs pode transformar um ambiente operacional complexo em uma base sólida para crescimento sustentável”, conclui.
Resultados e benefícios
Com a modernização da infraestrutura de APIs, o Banco Bmg obteve resultados significativos, como:
- Redução de 80% no tempo de criação e gestão de novas APIs;
- 87% menos tempo de login no aplicativo mobile, melhorando a experiência do cliente;
- Tempo de resposta das APIs abaixo de 100ms;
- Capacidade de processar mais de 2 bilhões de requisições/mês;
- Melhoria na segurança e monitoramento com interceptores e middlewares
“A nova arquitetura trouxe ganhos reais de disponibilidade e eficiência, fatores essenciais para o crescimento do banco e na satisfação dos clientes. Essa evolução foi um passo fundamental para o futuro, e nos permite avançar em estratégias de orquestração de APIs, previsibilidade de receita e expansão da jornada digital dos parceiros”, ressalta Jadson.
Próximos passos
Entre as iniciativas futuras, destacam-se:
- Ampliação do portfólio de produtos financeiros;
- Investimento em tecnologias emergentes para Open Finance;
- Expansão do Portal de Desenvolvedores para facilitar novas integrações;
- Melhoria contínua da segurança e conformidade regulatória