Instituição financeira é líder de mercado nessa modalidade de empréstimo e trabalha com condições acessíveis e com maior prazo para pagamento aos clientes
O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país e líder no financiamento de veículos leves usados há 11 anos consecutivos, se mantém na liderança do mercado em empréstimos com garantia de veículo (EGV) por conta de condições mais interessantes, acessíveis e com maior prazo para pagamento aos clientes.
O EGV é uma apenas uma das soluções de crédito oferecidas pelo BV, que trabalha com crédito colateralizado – modalidade de empréstimo em que o tomador oferece um ativo de sua titularidade como garantia de pagamento ao credor.
“Atualmente o empréstimo com garantia de veículo é uma das modalidades de empréstimo mais interessantes do mercado, porque é uma boa solução para o cliente conquistar o crédito, sem precisar se desfazer do seu bem. Além disso, pela segurança de ter ali um bem que pode ser usado para quitar o saldo devedor em caso de inadimplência, se reduz o risco de inadimplência e permite melhorar as condições da contratação”, explica Jamil Ganan, Superintendente de Auto Finance, Solar e Empréstimos do banco BV.
O empréstimo com garantia de veículo é um tipo de crédito em que o cliente oferece um veículo quitado em seu nome — carro, caminhão, utilitários e ônibus — à instituição financeira como garantia do empréstimo. O cliente pode solicitar uma proposta diretamente no site do banco BV com a entrega de toda a documentação necessária. Com isso, a instituição financeira faz análises de crédito e da documentação para saber se a solicitação está de acordo com o perfil, e realiza uma vistoria no veículo.
“A principal diferença do empréstimo com garantia de veículo é que o automóvel também passa por uma vistoria. Afinal, para ser dado como garantia, o bem precisa estar em bom estado, com toda a documentação em dia, precisa estar no nome do cliente e quitado, não pode ter outra alienação ativa e nem ter pendências de multas e impostos. A única particularidade é que o carro não pode ser vendido até a quitação do contrato. Isso porque ele ficará alienado ao banco até pagar todas as parcelas do empréstimo”, completa o executivo.
Esse trâmite é fundamental para determinar as taxas e o valor do empréstimo, que é proporcional ao preço de mercado do veículo. De forma geral, quanto mais novo estiver o veículo, melhores serão as condições oferecidas pelo banco, como um valor de crédito mais alto, taxa de juros mais baixa, prazos mais longos, etc.
Por fim, se estiver tudo correto, o cliente recebe o contrato para assinar e o crédito entra na conta para utilizar como preferir.