O fundo é lastreado na carteira de financiamento veicular do próprio banco e conta com mais de 50 mil contratos de financiamento
O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, estruturou e distribuiu, pela segunda vez, um FIDC a fim de oxigenar a carteira de crédito automotiva, no valor de R$1,5 bilhão. A tese de investimento do FIDC BV Auto II é lastreada na cessão de uma carteira selecionada de financiamentos de veículos leves, originada pelo próprio banco para o fundo, que recebe, mês a mês, os pagamentos dos automóveis financiados e repassa o valor para os cotistas no mesmo período. O portfólio é composto, em sua totalidade, por clientes adimplentes e que tenham quitado, no mínimo, as três últimas parcelas de seus financiamentos.
“Somos um banco forte na estruturação e distribuição de FIDCs, temos familiaridade e um histórico de sucesso com esses fundos. No ano passado, realizamos o primeiro FIDC BV Auto, utilizando nossa própria carteira de financiamento. Este ano, demos continuidade à nossa estratégia de reciclagem de capital, realizando mais uma operação dessa natureza”, afirma Rogério Monori, diretor executivo de Atacado do banco BV.
Estrutura do FIDC BV Auto II
A maior parte das cotas (85%) foi destinada à classe sênior, distribuída a investidores que buscam maior grau de proteção patrimonial e que serão remunerados primeiro. O restante (15%) foi distribuído igualmente em cotas intermediárias (mezanino A e B), com grau de risco intermediário, e juniores, que assumem maior grau de risco em relação às outras categorias.
Com a diversificação das cotas, o BV garante que diferentes perfis de investidores sejam atendidos. A carteira selecionada e cedida pelo banco ao fundo conta com mais de 50 mil contratos de financiamento e preza pela segurança dos cotistas, uma vez que o valor financiado representa, em média, até 60% do preço dos veículos, o que garante uma margem em caso de inadimplência.
Os contratos têm prazo médio de 19 meses, e o banco, embora tenha cedido a carteira ao fundo, se responsabiliza pelo relacionamento com o cliente de ponta a ponta, atuando também na cobrança e na eficiência de parte importante da operação.