Estabilidade e alta demanda do mercado são catalisadores para forte atuação do banco no setor
Líder em financiamento de veículos leves há 11 anos consecutivos, o banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, tem investido na diversificação de sua carteira, reforçando sua atuação também no segmento de motos, pesados e veículos novos. Ao final do terceiro trimestre, o BV registrou uma expansão de 32,3% nestas categorias, alcançando a cifra de R$ 5,5 bilhões em seu portfólio.
No segmento de pesados, os financiamentos capitaneados pelo BV entre 2020 e 2023 cresceram aproximadamente 30%, levando a um crescimento de 70% da carteira de crédito de pesados do banco neste período.
Com o mercado aquecido, a venda de pesados usados e seminovos teve um aumento significativo em outubro, com 33.237 transações em todo o Brasil, alta de 9,03% em comparação ao registrado em setembro, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A comercialização de veículos pesados usados tende a manter estabilidade ao longo dos anos devido a sua ligação com setores imprescindíveis para a movimentação da economia, tais como agronegócio, construção civil e logística. Entretanto, a demanda oscila seguindo o crescimento econômico e a variação das taxas de juros. Ainda que em momentos econômicos instáveis e voláteis, essas atividades não costumam ser interrompidas, garantindo a demanda constante por estes modais com disponibilidade imediata.
Essa combinação de fatores é uma motivação para que o banco BV aumente sua presença no setor. “O segmento de pesados sempre foi pujante para a economia e estratégico para o BV. Nos últimos anos, reforçamos nossa atuação no setor oferecendo soluções completas e crédito com taxas mais acessíveis e competitivas”, disse Jamil Ganan, Superintendente de Auto Finance, Solar e Empréstimos no banco BV.