Quinzena do Seguro

Banco Central deverá manter a Taxa Selic em sua primeira reunião do ano, projeta Paraná Banco Investimentos

Banco Central deverá manter a Taxa Selic em sua primeira reunião do ano, projeta Paraná Banco Investimentos / Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne pela primeira vez no ano, na terça-feira (31), para decidir sobre a taxa Selic. De acordo com o Paraná Banco Investimentos, a taxa deverá ser mantida em 13,75%.

De acordo com o tesoureiro do Paraná Banco, Pedro Oliveira, o Copom deverá repercutir a piora nas expectativas de inflação e juros desde a última reunião do colegiado.

“Neste contexto de desancorarem das expectativas inflacionárias, fica cada vez mais difícil o Copom iniciar o ciclo de corte. Nossa projeção é que a discussão sobre corte de juros inicie na reunião de agosto, quando a inflação de 2025 entra no horizonte relevante do Banco Central, levando a Selic a 12,50% até o final do ano”, destaca Oliveira.

Sobre o IPCA, em 2022, a inflação já foi acima da meta e nos primeiros meses do ano a tendência é que continue na casa de 5%. “Se a desoneração dos combustíveis for revertida nos próximos meses, nossa expectativa é que o IPCA feche em 5,50% em 2023 e 4,00% em 2024”, destaca Pedro Oliveira.

Em relação ao câmbio, Pedro acredita que o dólar deve ficar ao redor de R$ 5,20 no primeiro semestre. “O real só deve se fortalecer, a depender das discussões sobre uma nova ancora fiscal consolidada”, ressalta Pedro.

Para os investidores, Pedro Oliveira ressalta que a renda fixa ainda será protagonista em 2023, sendo que os papéis pós-fixados são os mais recomendados. Quanto aos investimentos de até 3 anos, os títulos prefixados também são uma opção interessante para capturar a queda da taxa de juros.

Total
0
Shares
Prev
Com mais de 62 toneladas de alimentos doados, Fomeflix Solidária inicia o ano buscando novos parceiros
Com mais de 62 toneladas de alimentos doados, Fomeflix Solidária inicia o ano buscando novos parceiros / Foto: Divulgação

Com mais de 62 toneladas de alimentos doados, Fomeflix Solidária inicia o ano buscando novos parceiros

Criada por executivas com atuação no mercado de seguros e TI, campanha de

Next
Com IPVA mais caro em 2023, modelo de negócio de carro por assinatura é alternativa para brasileiros que priorizam uso
Com IPVA mais caro em 2023, modelo de negócio de carro por assinatura é alternativa para brasileiros que priorizam uso / Foto: Pixabay

Com IPVA mais caro em 2023, modelo de negócio de carro por assinatura é alternativa para brasileiros que priorizam uso

Segundo dados divulgados pela Zapay, o IPVA 2023 ficará, em média, 10% mais caro

Veja também