Sancor Seguros

Banco de Leite Humano do Hospital São Paulo/Unifesp precisa de doações

Foto por: Aditya Romansa/ Unsplash Images
Foto por: Aditya Romansa/ Unsplash Images

A doação de leite materno salva vidas dos bebês internados nas UTIs neonatais

A doação de leite materno é um gesto de amor e solidariedade que vai muito além da nutrição. É proteção, imunidade, recuperação, é esperança para recém-nascidos que lutam pela vida. O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Unifesp precisa urgentemente do apoio de mulheres que estejam amamentando e que possam se tornar doadoras. Cada mililitro doado pode ser o impulso de vida que um bebê prematuro precisa para sobreviver.

Dados parciais de 2025, até o final de junho, indicam que o volume de leite disponível em estoque para ofertar aos bebês internados representa menos de 20% em relação ao mesmo período de 2024.

Cada gota conta. Cada doadora faz a diferença

A nutricionista Cíntia Sulzbach, do Centro de Aleitamento Materno Ana Abrão da Unifesp, destaca que o processo de doação é simples, seguro e acompanhado por profissionais especializados.

“Toda mulher saudável e em fase de amamentação pode doar. Mesmo pequenas quantidades são valiosas na recuperação de um recém-nascido. A coleta é feita de forma segura, sem comprometer a amamentação do próprio filho.”

Atualmente, devido a restrições nos recursos para coletas domiciliares, o BLH da Unifesp está priorizando doadoras que residam nos seguintes bairros de São Paulo: Vila Clementino, Vila Mariana, Mirandópolis, Bosque da Saúde, Chácara Inglesa, Ibirapuera, Indianópolis, Moema, Paraíso, Planalto Paulista, Saúde, São Judas, Vila da Saúde e Vila Nova Conceição.

Leite materno é insubstituível

Nenhum outro leite é capaz de reproduzir os benefícios do leite humano. Ele contém anticorpos, enzimas e nutrientes essenciais que fortalecem o sistema imunológico e favorecem o desenvolvimento dos recém-nascidos, especialmente os prematuros.

O Banco de Leite Humano exerce papel vital nos cuidados neonatais, conectando mães solidárias a recém-nascidos em situação de risco.

“Se você pode doar, saiba que sua contribuição é mais necessária do que nunca. Cada doação pode garantir um começo mais saudável e seguro para um recém-nascido”reforça Cíntia Sulzbach.

Leite Materno salva vidas

Nenhuma fórmula é capaz de substituir os benefícios do leite humano. Ele contém nutrientes, anticorpos, enzimas e outros componentes que atuam diretamente na recuperação e na imunidade do recém-nascido, especialmente os prematuros. Cada doadora tem o papel de garantir que mais bebês tenham acesso a esse alimento insubstituível.

Para muitos bebês internados, essa é a única forma de acesso aos benefícios do leite materno. Um litro pode alimentar até 10 recém-nascidos, e, no caso de prematuros, 1 ml já é suficiente para nutri-los em cada refeição. É um gesto simples, mas com poder de salvar vidas.

Como doar

O BLH realiza a captação, pasteurização e distribuição do leite humano para os bebês internados, principalmente nas UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp). Para doar, é necessário:

  • Estar em fase de amamentação;
  • Ser saudável e não usar medicamentos contraindicados;
  • Estar disposta a realizar exames sorológicos.

Contato

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas:

Telefone: (11) 5576-4848 – Ramal: 2543 / 2817
WhatsApp: (11) 94044-2802
E-mail: aleitamento@unifesp.br
Site: aleitamento.unifesp.br
Endereço: Rua dos Otonis, 683 – Vila Clementino, São Paulo (SP)

Total
0
Shares
Anterior
Coursera celebra 170 mil matrículas em cursos de IA Generativa no Brasil no Dia da Apreciação da IA
Foto por: Ales Nesetril/ Unsplash Images

Coursera celebra 170 mil matrículas em cursos de IA Generativa no Brasil no Dia da Apreciação da IA

Expansão global do acesso a habilidades em IA com novos conteúdos e experiências

Próximo
FGTS tem lucro de R$ 13,6 bilhões em 2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

FGTS tem lucro de R$ 13,6 bilhões em 2024

Mais de 234,4 milhões de contas receberão 95% do resultado, o que corresponde a

Veja também