Estoque dos tipos de RH negativo está crítico
O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está com estoque crítico e realiza uma campanha de doação neste sábado, 25 de janeiro, durante o feriado de aniversário da cidade de São Paulo. O atendimento será das 8h às 16h e a expectativa é de que entre 80 a 90 doadores compareçam ao local.
A queda de 20% nas doações desde o final do ano aumenta a necessidade de reposição, especialmente dos tipos sanguíneos A-, B-, O-, AB- e O+. Porém, todos os grupos sanguíneos são bem-vindos.
O diretor de Serviço de Hemoterapia do HSPE, Fábio Lino, reforça a importância das doações: “A coleta de sangue é necessária ao longo de todo o ano, mas nem sempre conseguimos manter os mesmos índices de doadores mês a mês, principalmente em períodos de férias e feriados, que favorecem viagens. Até mesmo as alterações do clima interferem no volume de doadores. Por isso, chamamos a atenção da população para criar uma rotina periódica e manter a frequência nas doações”, afirma.
Uma única doação de 450 ml de sangue pode salvar até quatro vidas. Cada gesto conta e faz toda a diferença para aqueles que estão em tratamento, especialmente, oncológico.
Doe sangue
O Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h. O prédio, que está localizado na área externa do espaço hospitalar, fica na Rua Pedro de Toledo, nº 1800 – Vila Clementino – São Paulo (SP).
Os interessados em doar devem ter idade entre 16 e 69 anos (sendo a primeira doação até os 60 anos), pesar mais de 50kg e estar bem alimentado na ocasião. A doação pode ser feita sem agendamento, basta apresentar documento de identificação com foto. Mais informações pelos telefones (11) 4573-8902 e 4573-8249.