Sem análise de crédito, score de crédito ou comprovação de renda, programa é alternativa real para trabalhadores autônomos
O Liberacred funciona como uma entrada programada para a aquisição de motos ou motores de popa da Yamaha
O Liberacred acaba de ser lançado oficialmente pelo Banco Yamaha como uma nova solução de crédito, pensada especialmente para quem quer comprar uma moto ou motor de popa, mas não consegue aprovação em linhas de financiamento tradicionais. A proposta é simples e inovadora por facilitar a contratação de financiamento de forma acessível, sem análise de crédito e sem necessidade de comprovar renda e com adesão facilitada.
“É uma alternativa única que realmente atende quem mais precisa, sem a burocracia de sempre. O Liberacred é uma forma de incluir no sistema financeiro milhões de brasileiros que trabalham, mas encontram-se a margem dos modelos de crédito tradicionais”, afirma Nelson Dias de Aguiar Júnior, presidente da Yamaha Serviços Financeiros no Brasil.
A chegada do Liberacred acontece em um momento importante da economia brasileira. Desde a pandemia, o país vem passando por profundas mudanças nas formas de trabalho e mobilidade. Com o aumento da informalidade e o encolhimento do mercado formal, muitos brasileiros recorreram à motocicleta como principal ferramenta de geração de renda — seja como entregadores por aplicativo, mototaxistas ou autônomos de diversas áreas.
Hoje, mais de 32,5 milhões de pessoas trabalham de forma informal no Brasil, segundo o IBGE, o que representa mais de 36% da força de trabalho ativa. Além disso, um levantamento da Serasa estima que 21 milhões de adultos estejam fora do sistema de crédito, sem acesso a qualquer tipo de financiamento.
É nesse cenário que o Liberacred faz a diferença. O programa funciona como uma entrada programada: o cliente escolhe o modelo da moto ou motor de popa Yamaha e define o valor da entrada, sendo esta mínima de 30% do total, a qual será parcelada em 12 parcelas mensais, pagas por meio de boleto. A primeira parcela pode ser paga com cartão de crédito, facilitando ainda mais o início da jornada.
Durante esse período, o valor pago fica depositado, sob gestão do Banco Yamaha. Cumpridos os requisitos do plano, o Banco Yamaha efetiva o financiamento da motocicleta ou motor de popa, sem análise de crédito. E se o cliente desistir no meio do caminho, ocorre a devolução do valor investido, excluídas as tarifas.
Os requisitos são extremamente simples:
- Pagamento de 8 das 12 parcelas com atrasos ou antecipações máximos inferiores a 15 dias;
- Pagamento mínimo de 30% da totalidade do plano escolhido;
- Não possuir restrições junto aos Bureau de Crédito na data da aquisição da motocicleta ou motor de popa Yamaha.
“O Liberacred foi desenvolvido para ser um passo a mais na direção da inclusão financeira, oferecendo planejamento, segurança e autonomia para quem quer conquistar sua moto ou motor e transformar mobilidade em renda”, reforça Nelson.