Zurich no Brasil

Bank of Queensland acelera análise de riscos com IA da Microsoft

a group of people standing next to each other
Photo by Robynne O on Unsplash

Estudo mostra como uso do Copilot reduziu em mais de 50% o tempo de análise de riscos com ganhos significativos em produtividade e qualidade

O Bank of Queensland, instituição australiana que atende 1,4 milhão de clientes, implementou soluções de inteligência artificial para aprimorar a análise de riscos e aumentar a eficiência operacional. A colaboração com pesquisadores da Microsoft resultou em um estudo inovador sobre o impacto do Copilot, assistente de IA, no desempenho dos analistas no banco. O banco testou o uso do Copilot, ferramenta baseada em IA generativa, para acelerar o processo de análise de causa raiz, essencial para identificar falhas e melhorar a experiência dos clientes.

“Esse processo é essencial para manter altos padrões de satisfação do cliente e excelência operacional”, afirma Bernadette Demasi, Head de Programas de Parceria da área de Tecnologia do Grupo no Bank of Queensland.

O estudo envolveu dois grupos: um com acesso ao Copilot e outro sem. Ambos foram desafiados a analisar um caso de risco simulado de atrasos na aprovação de empréstimos e identificar os fatores que contribuíram para o problema. Os resultados foram expressivos: os analistas que utilizaram o Copilot concluíram a tarefa 51,8% mais rápido do que os demais, com qualidade superior e maior clareza nas análises.

Além da velocidade, mais de um terço dos analistas com Copilot consideraram a tarefa menos exaustiva, e 93% afirmaram que a ferramenta melhorou a qualidade da análise e reduziu o esforço. Todos os participantes com acesso à IA disseram que não gostariam de realizar esse tipo de tarefa sem o Copilot no futuro.

“Adicionar capacidade por meio da IA nos permite superar limitações de recursos e dá às nossas equipes mais tempo para focar em trabalhos de maior valor”, complementa Bernadette.

O estudo reforça a importância de oferecer orientação direcionada para o uso da IA, com desenvolvimento de prompts específicos e suporte contínuo às equipes. Para alcançar os melhores resultados, é fundamental orientar as equipes na adoção da tecnologia, promovendo o uso estratégico e ampliando as possibilidades de aplicação da inteligência artificial no ambiente corporativo.

Total
0
Shares
Anterior
Rodobens conquista Prêmio MESC 2025 promovido em parceria com o Google

Rodobens conquista Prêmio MESC 2025 promovido em parceria com o Google

Empresa, pelo terceiro ano consecutivo, se mantém no 1º lugar em Consórcios e

Próximo
Programa de saúde da COOP leva atendimento gratuito à população de Sorocaba

Programa de saúde da COOP leva atendimento gratuito à população de Sorocaba

Com o compromisso de tornar a saúde mais acessível e estimular hábitos de

Veja também