Programa traz algumas lições para aqueles que desejam expandir os negócios para o mundo digital
O que o BBB e o e-commerce têm em comum? O Big Brother Brasil é um dos programas de maior audiência e engajamento online dos últimos tempos. Reunindo participantes memoráveis e provas dos mais diversos tipos, o reality show engaja a torcida e dita tendências que inspiram os telespectadores e os futuros brothers. Já o e-commerce, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, faturou R$ 169 bilhões em 2022 – com expectativa para crescer ainda mais – e, assim como BBB, também já se tornou tendência, sendo uma das principais inovações para o futuro do varejo.
Mas, o que o e-commerce pode aprender com o reality show? Ainda, o que os empreendedores podem aprender com os “brothers”?
Para responder essas perguntas, no material abaixo, Lucas Castellani, CEO e fundador da Cartpanda, empresa que oferece soluções para o e-commerce, lista algumas lições que o programa deixa para aqueles que desejam empreender no varejo digital.
Prova de resistência
O varejo digital é um mercado competitivo e, para se diferenciar em um setor que no primeiro trimestre de 2022 cresceu 6% e está mudando cada vez mais – segundo pesquisa realizada pela Nielsen|Ebit -, é necessário saber jogar a prova de resistência. Uma estratégia de consolidação de marca, presença de um sistema omnicanal e atendimento rápido são só algumas das soluções para resistir aos desafios do mercado.
Para Castellani, pensar em estratégias integradas dentro das redes sociais e manter a atenção ao feed de produtos, além de uma constante procura por inovação é essencial para manter o negócio de pé.
Casa de Vidro
Em 2022, segundo pesquisa da ClearSale, o Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes em plataformas de compras online. Além desse problema, a utilização de dados com propósitos maliciosos e receio em compartilhar informações bancárias também assustam muitos compradores na hora de adquirir um produto.
Assim como na Casa de Vidro, os processos, a utilização das informações pessoais e a segurança desses dados, devem ser visíveis para todos que utilizam plataformas de e-commerce – em uma vigilância constante e sem pontos cegos. Há muitas soluções seguras no mercado, como o próprio sistema da Cartpanda, e Castellani indica que é necessário entender bem a plataforma utilizada pelo seu empreendimento.
BBBs Empreendedores
O e-commerce proporciona grandes oportunidades para quem quer empreender e isso não é diferente para os participantes, como Jade Picon e Boca Rosa que, antes de entrarem na competição, já faturaram online – com linhas de roupas e maquiagens.
As participantes demonstraram algo muito importante sobre como empreender. Assim como no Big Brother, uma loja online também precisa marcar presença e conquistar o público. Para isso, é necessário vestir a camisa e estar atento às tendências que movem o mercado – como checkouts de compra cada vez mais simplificados, atendimento automatizado e estratégias integradas entre o físico e o digital.
Já deixe tudo preparado
Como Manu Gavassi e outros participantes que planejam suas campanhas e conteúdos para o andamento do programa, o e-commerce também precisa se preparar para encantar o público com cada vez mais criatividade.
Portanto, é necessário considerar a jornada do cliente, como ele se relaciona com a plataforma de compra e quais são suas maiores dificuldades na hora de comprar. Podem ser por meio de vídeos nas redes sociais mostrando os produtos, como no Live Commerce, ou até mesmo investindo em sistemas mais intuitivos para diminuir o abandono do carrinho, mas sempre pensando na experiência do comprador.
Prêmio de milhões
O prêmio de uma boa loja online não é muito diferente do prêmio do BBB. Porém, como diz a abertura do programa: “Tem que ir até o final se quiser vencer”.
Para Castellani, o empreendedor não pode desistir. Para faturar, é necessário não só passar pelas provas de resistência, como também saber jogar com estratégia. Além disso, é importante estar sempre motivado e, para o especialista, as próprias plataformas podem ajudar. É o caso do Cartpanda Awards, que conta com prêmios que variam de placas de reconhecimento a carros, de acordo com o faturamento dos lojistas.