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Benefícios personalizáveis são demanda frequente entre colaboradores e ajudam a reter talentos

João Henrique Innecco, Cofundador da Ecx Pay / Foto: Divulgação
João Henrique Innecco, Cofundador da Ecx Pay / Foto: Divulgação

Especialista em benefícios corporativos explica quais soluções podem atender colaboradores e melhorar a atração e retenção de talentos

Manter os colaboradores satisfeitos e estimulados pelo propósito da companhia pode ser um verdadeiro desafio, especialmente no contexto atual em que o salário é apenas um dos fatores que pesam na atração de talentos. Segundo uma pesquisa da McKinsey, 63% dos profissionais estão abertos a deixar o emprego por uma vaga com mais benefícios, mesmo quando o salário é menor.

Um levantamento recente da consultoria global Robert Half aponta que 80% dos trabalhadores de empresas brasileiras valorizam a possibilidade de terem acesso a benefícios personalizados, que possam suprir demandas específicas e trazer facilidades no dia a dia. Porém, segundo o mesmo levantamento, somente 15% das empresas brasileiras oferecem essas alternativas, o que revela uma certa distância entre o que os colaboradores desejam e o que as companhias têm oferecido.

De que forma, então, empresas e departamentos de RH podem desenvolver benefícios capazes de engajar seus funcionários?

Para João Henrique Innecco, cofundador de uma empresa especializada em benefícios corporativos, a Ecx Pay, as demandas dos colaboradores vêm avançando muito ao longo dos anos, tornando-se um desafio para boa parte das empresas. “As pessoas estão olhando não apenas para seus ganhos salariais imediatos, mas para todo um universo de possibilidades que possam melhorar suas vidas de forma geral”, completa.

Cabe aos RHs mapear o que os colaboradores mais valorizam e construir alternativas a partir destes insights, segundo o empreendedor. “Algumas pessoas querem benefícios mais relacionados à diversão, como vouchers para viagens, por exemplo. Outras estão olhando para programas que focam na saúde e no bem-estar, uma das principais demandas do nosso tempo, ou ainda para promoções e descontos em variados tipos de produtos”, descreve Innecco.

O cofundador da Ecx Pay indica que existem pelo menos três benefícios que podem ser aplicados estrategicamente para ajudar a estreitar a relação entre empresas e colaboradores:

  1. Clubes de descontos

Cupons que garantem descontos em estabelecimentos como farmácias, lojas e aplicativos de delivery são particularmente atrativos. “Possibilitar economia em produtos importantes para o dia a dia gera conexão com o benefício oferecido, algo que deve ser sempre levado em conta. Um exemplo é o desconto de 70% nas principais farmácias do país que conseguimos trazer dentro da nossa plataforma, uma vantagem que faz o usuário recorrer cada vez mais ao cartão de benefícios para verificar as promoções”, ressalta.

  1. Programas de antecipação do salário

Uma pesquisa feita pela própria Ecx Pay revela que 87% das compras feitas por quem solicita uma antecipação de até 30% do salário são de necessidades básicas como alimentos e saúde, em um ticket médio mensal de R$ 219 em compras. “Oferecer esse tipo de solução para o colaborador reforça a confiança na empresa ao impedir que o funcionário acumule dívidas e juros em cartões convencionais.”

  1. Vale energia, com desconto na conta de luz

Proporcionar vantagens e descontos em boletos recorrentes do orçamento doméstico também é um diferencial. “É uma alternativa na qual estamos investindo por perceber uma forte demanda em várias regiões do país”, afirma o CEO da Ecx Pay. Em alguns estados, a marca já estabeleceu parcerias para oferecer desconto de 15% em contas de luz.

Além do salário, benefícios personalizados vêm se mostrando como um grande diferencial. “Os benefícios corporativos se tornaram uma necessidade estratégica. A chave está em escutar, entender e implementar soluções que façam sentido para a realidade dos funcionários. Quando as empresas investem no bem-estar dos seus times, todos ganham: os colaboradores, a marca e, claro, os resultados do negócio”, finaliza.

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